A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Primeira ponte do IPU - aNOTO

.

@...N®T® - 04

A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

Airton Soares


Do livro de visitas da AFAI - 24/09/2006

"Nome: Joao Antonio Martins
Assunto: DAS ANTIGAS
Mestre Baldomir,



COMFIRMADO. Lembro-me perfeitamente que determinada época, da primeira ponte, sentido Quadro da Igrejinha Alto dos Quatorze (ou catorze?) apenas restara os pontilhões e travessas, feitos de massaranduba ou aroeira, salvo engano .

O motivo não te saberia informar, digo da ausência dos guardilhões (corrimãos) possivelmente levados pela enxurrada. Como deveras fôra o que destruíra as centenárias muralhas.

Aliás o verdadeiro motivo, creio, indubitavelmente teria sido o assoreamento ao leito do Ipuçaba cuja bifurcação dava-se a partir do Cafute. ( piolho de galinha, segundo Houaiss; (não nos esclareceriam os historiadores o porque desse nome?) Recordo-me bem que a única drenagem que era feita,dava-se através dos carroceiros na retirada de areia lavada às parcas obras na construção urbanas.

Quanto ao episódio narrado, não me constam registro na memória, provavelmente não o assití. Mas certamente tenho no livro de memória todos os matacães que afloravam-se quando das primeiras chuvas, bem como das primeiras poças onde punha a navegar meus barquinhos de papel, donde também os peraltas colegas do G E I (grupo escolar de Ipú) atiravam pedras com intuito de borrifar os surrados uniformes azul e branco.

Defronte ao Grupo, atrás da Igrejinha, onde erigiram o FÓRUM , havia um gramado, consequentemente as peladas , mesmo com as improvisadas bolas-de-meia era rotina, das quais pouco participava, posto que eu era ruim demais, somente quando faltava alguém para completar a equipe, chamavam-me.

A esquerda sua casa, esverdeada? Da figura do Dr. Justo, lembro-me perfeitamente , vagamente da do seu avô Jacó ( Vosmecê sabe a história do porco? ), também sou de 48.


Um forte abraço,

Joantoin

Voando nas asas do pensamento do Ri di janêro até o beco da Beinha, digo da Dona Nelsa.

P.S. Seu pai era compadre do meu , padrinho de uma irmazinha minha que se fôra antes do combinado.

GRANDE RICARDO UM ABRAÇO!!!!!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário