A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Os valores democráticos da liberdade de expressão, livre pensamento e voto universal são características absolutamente consolidadas na nossa República

Data: 18/08/2010
Nome: HENRIQUE AUGUSTO PEREIRA PONTES - GUTO PONTES
E-mail: guto@secrel.com.br
Assunto: Liberdade e Democracia

Meu caro ESTEVÃO VALE,

Os valores democráticos da liberdade de expressão, livre pensamento e voto universal são características absolutamente consolidadas na nossa República Brasileira.

A responsabilidade pela garantia da democracia e seus valores correspondentes está nas mãos das instituições nacionais, espelho da nossa sociedade com seus vícios e virtudes.

Note que não é uma questão de Estado, mas, da própria SOCIEDADE. Há uma diferença entre Estado e Sociedade. São as instituições da república e o conjunto dos cidadãos brasileiros, os genuínos guardiões da nossa democracia. O Brasil tem uma história de luta coletiva, popular, percorrida na consolidação destes valores. Isso custou a vida e a liberdade de muitas pessoas, mas, hoje estamos todos juntos, militares e civis, através do corpo social e das instituições(insisto em repetir) a garantir que essas conquistas sejam consolidadas e modernizadas continuamente.

No cenário internacional, nosso País é uma República que goza de reconhecimento e respeito. A evidência disso é a participação do Brasil nos mais diversos fóruns internacionais e a relação diplomática irrestrita com todos os outros Países do mundo. O Brasil respeita e é respeitado!

Importante lembrar que a República brasileira é muito maior que o Presidente, governadores ou prefeitos, eles são servidores públicos com mandatos limitados, sujeitos a fiscalização e julgamento pelas instituições e pelo povo (voto). Eles não têm poder próprio, seus poderes são temporários e transferidos pelo povo através do voto.

Concluo que dizer que no Brasil de hoje não exista liberdade é “forçar a barra”, fica parecendo discurso de quem está inconformado com a vontade da maioria e se sente muito importante para aceitar que o seu voto tenha o mesmo valor que o dos demais cidadãos.

Quanto ao IPU, cabe ao conjunto dos cidadãos ipuenses e suas instituições públicas e privadas atestarem sobre a qualidade dos serviços do poder público local e sua obediência aos caros valores republicanos.

Grato pelo diálogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário