A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ipu recebe aventureiros

.

NA TERRA E NO AR

DN- Jogada, 27/08/2010

Foto da matéria

Clique para Ampliar

A última etapa do Ceará Aventura incorporou, entre outras modalidades, skate, bicicross, parapente e arvorismo


FOTO: DIVULGAÇÃO

Clique para Ampliar

A Corrida Rústica, que teve sua largada às 8h30 da manhã de domingo, contou com a presença maciça de centenas de escoteiros de diversos municípios do interior cearense

Clique para Ampliar

Investindo forte na base do bicicross, o município de Ipu tem atingido bons resultados, inclusive em competições de nível nacional, com destaque para as novas gerações do esporte

27/8/2010 DN

A reportagem conferiu as emoções da edição do Ceará Aventura realizada em uma cidade que sabe acolher as tribos radicais

Nas últimas semanas o Diário do Nordeste tem percorrido diversos municípios do estado buscando trazer para nossos leitores suas atrações mais radicais.

Dessa vez fomos direto para o Ipu conferir todas as emoções da última etapa do Ceará Aventura, evento que incorpora várias modalidades de esportes radicais. Skate, Bicicross, Arvorismo, Rapel, Escalada, Corrida Rústica, Asa Delta e Parapente foram os esportes que garantiram a adrenalina em um final de semana mais que radical.

Uma das atrações do final de semana de muita ação foi conferir as emoções vividas pela tribo do parapente, uma modalidade de voo livre.

E para ver tudo mais de perto nos dirigimos à rampa de decolagens dos parapentes, que diferentemente das Asas Deltas, não possui estrutura de madeira para os saltos.

Segundo o atleta João Guy, a qualidade da rampa do Ipu é excelente, sobretudo na questão do acesso, o que ajudou a dar um brilho a mais à competição já que a população local lotou a pista de decolagem para ver os melhores pilotos do Brasil fazerem suas apresentações.

Convergência

Guy também chama a atenção para a massiva presença de atletas vindo de outros estados brasileiros: "Para qualquer piloto do Brasil e do mundo, qualquer oportunidade de voar no Ceará é uma chance agarrada com unhas e dentes. Somos o melhor lugar do mundo para a prática do voo livre e isso não é nenhum segredo para ninguém. Agora, com a abertura dessa nova rampa esperamos que o município de Ipu se consolide dentre os destinos mais procurados para o turismo esportivo na modalidade voo livre, assim como Quixadá", declarou Guy com o entusiasmo de quem dedica a vida em prol do esporte.

Durante a competição tivemos a oportunidade de conversar com diversas pessoas, inclusive com um simpático senhor que se intitula piloto de coração e Juiz de Direito nas horas vagas. Segundo Aloísio, que foi destaque no sábado, o parapente é a experiência que mais aproxima as pessoas do voo dos pássaros. Segundo ele, o parapente tem a versatilidade tanto da decolagem quanto do pouso. Não é necessária nenhuma estrutura para a decolagem e o piloto também não precisa de grandes áreas para proceder um pouso seguro. Pelo que estamos vendo o Ceará acaba de ganhar mais um point para essa tribo que simplesmente é viciada em adrenalina. Com isso, ganha o estado, ganha o município e ganha o esporte por estar cada vez mais colocando as cidades do interior nos mapas das maiores competições nacionais e internacionais de esportes de ação.

Agora é só esperar para colher os frutos dessa iniciativa e ver o Ceará cada vez mais consolidado nesse esporte. Nessa que foi a última etapa do Ceará Aventura 2010, tivemos a oportunidade de vivenciar um pouco do prazer que os amantes dos esportes de ação desfrutam. Depois de um final de semana como esse, fica a certeza de que em muito breve, Ipu estará despontando como mais uma cidade com o espírito radical que revelará muitos talentos dentro das modalidades que aos poucos estão se enraizando na cultura desta linda cidade.

NO INTERIOR CEARENSE
Adrenalina em todas as modalidades

Nossa equipe também conferiu as manobras radicais da tribo do skate. Em uma pista montada no ginásio do Centro Vocacional Tecnológico do município de Ipu, os melhores skatistas do estado do Ceará mostraram que a evolução desse esporte está caminhando à passos largos. Irreverência, radicalidade e muito estilo fazem parte dessa turma, que hoje tem conquistado o respeito e a admiração dos mais diversos setores da sociedade. Muitos jovens compareceram para prestigiar a novíssima geração do skate cearense e suas audaciosas manobras.

Além de nomes conhecidos do cenário local, a presença de um garotinho de apenas 10 anos chamava a atenção pela personalidade com a qual transitava no meio de nomes como Anderson Resende, Carlos Trator, Ivo de Abreu, ou o pernambucano voador, Celso Dezenove. Yago Juan é o nome desse promissor talento que não se intimidou com a presença de alguns dos maiores nomes do skateboard nordestino e mandou muito bem fazendo manobras complexas e arrancando dos árbitros notas maiores que as de muitos medalhões presentes. Prestem bem atenção nesse nome, pois, na opinião dos observadores, Yago é a maior promessa para os próximos anos para o skate cearense.

BMX

Depois foi a vez de conferir todas as emoções do bicicross. E é nessa modalidade que Ipu dá seu maior show. Investindo forte na base desse esporte, o município tem atingido bons resultados, inclusive em competições a nível nacional. A seriedade com a qual os jovens competidores encaravam as disputas era de impressionar. Mais uma vez, a novíssima geração se destacou dentre nomes conhecidos.

Todas as disputas, sem exceção, foram acirradas e no final, a equipe local conseguiu excelentes resultados obtendo destaque na competição. Mas não foi só a equipe de Ipu que comemorou. A equipe de Fortaleza e a de Varjota também se saíram muito bem e em diversas disputas, representavam um páreo duro para a equipe da casa.

Escoteiros

No domingo a Corrida Rústica fez muita gente levantar mais cedo para acompanhar a largada que aconteceu 8h30. O destaque dessa competição foi a presença maciça de Escoteiros de diversos municípios cearenses. A turma que está "Sempre Alerta" e pronta para fazer pelo menos uma boa ação por dia encarou o desafio com a mesma disciplina que os tornou a maior ONG do planeta.

Arvorismo

Na sequência, fomos direto conferir as emoções do arvorismo. Pendurados nas copas das árvores da Praça da Igrejinha, muitos garotos e garotas reviviam a emoção da época em que nós, seres humanos, ainda não tínhamos descido das árvores e dependíamos dessa prática para nos proteger.

Agora, o objetivo é um pouco diferente. Apesar da preocupação com a segurança ainda ser premissa básica, atualmente, o objetivo dessa curiosa prática é a busca pela adrenalina, exatamente o contrário de nossos antepassados, que buscavam paz e tranquilidade longe dos predadores. No arvorismo são construídos caminhos que levam de uma árvore a outra, equipamentos de rapel e escalada.

GEORGE NORONHA
ESPECIAL PARA JOGADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário