A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Política: ideologia e pragmatismo

Data: 07/07/2010
Nome: HENRIQUE AUGUSTO PEREIRA PONTES - GUTO PONTES
E-mail: guto@secrel.com.br
Assunto: Política: ideologia e pragmatismo

O senso comum diz que o oposto de IDEOLÓGICO é o PRAGMATISMO, onde o que vale é o RESULTADO, mais do que o PROCESSO para chegar nele.

Estes termos: IDEOLÓGICO / PRAGMATISMO, tem conotação diversa e ampliada na Ciência Política, que no momento não vem ao caso discorrer, por ser muito entediante.

Sobre o PARTIDARISMO, pode-se ser partidário por ideologia ou por pragmatismo(senso comum). No entanto, tem-se visto um forte predomínio do PRAGMATISMO na POLÍTICA PARTIDÁRIA.

Quer um exemplo da atualidade?

1) O PSDB cearense apoiou de "cabo a rabo" todo o governo CID GOMES, participando do GOVERNO com 2 secretarias, apoiando e defendendo todas as suas propostas na Assembléia Legislativa, NÃO LEMBRO DE TEREM FEITO NENHUM REPARO, nestes 4 anos!

Lembro de recente frase do então candidato ao Governo do Ceará pelo PSDB, MARCOS CALS, dizendo: "servimos durante todo o governo do CID e agora não servimos mais?". Era uma indagação sobre a polêmica da ampla aliança em torno de CID GOMES e a participação do PSDB na aliança, vetado pelo PT.

Agora, depois da candidatura TASSO ameaçada pelos candidatos governistas: EUNÍCIO(PMDB) E PIMENTEL( PT), o governo CID está cheio de defeitos...com direito a proposta de CPI, etc...

Será que foi por IDEOLOGIA? Claro que não! Este é um claro exemplo de PRAGMATISMO E UTILITARISMO, acima de qualquer COERÊNCIA IDEOLÓGICA.

Parece a fábula da RAPOSA E AS UVAS!

Acho que o Rogério Palhano quis referir-se a este aspecto da natureza humana na política, cujo objetivo é ganhar o poder!

Mas, é assim que tem sido para o BEM e para o MAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário