A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 30 de junho de 2010

TEXTOS DE E SOBRE - ZÉ URBANO 2007

FONTE: LIVRO DE VISITAS DA AFAI



Data: 12/12/2007

Nome: Zé da Roça

E-mail:

Assunto:

Queria convidá aos compaeiros daqui para a minha formatura de primero grau. Como muitos sabe eu sô istudante, imbora vêi (mais de 60), de uma turma de joven e aduto aqui de guraciaba. A festa vai sê na praça da igreja dia 15 e todos tão convidado.

O Zé Urbano mandô avisá ao seu Júlio Gomes e seu Claúdio Céza que logo istará de vorta e manda que si prepari que tem chumpo pra todo mundo. O Homi anda soiando muito.

Chico Paraibanu cadê tu homi?


Data: 18/10/2007

Nome: Gregório da Mata

E-mail:

Assunto: Site

Compartilho das inquietações de Martins & Martins e do Thiago: o site precisa de um \"up-grade\", tornando-se mais dinâmico e interessante. Nada contra as mensagens de auto-ajuda, de administração de condomínios, de congratulações etc. etc. Precisa-se de algo mais.Por onde andarão Zé da Roça, Zé Urbano, Inocente, Valdir Filho, os historiadores-filósofos do Grupo Outra História, com suas teses e controvérsias ? Acorda, turma ! Vamos colocar uma pouco mais de sal neste espaço ! Do contrário, sua insipidez o tornará paracido com um Diário Oficial.

Gregório da Mata


Data: 12/10/2007

Nome: Zé Urbano

E-mail:

Assunto: Sonhos

Que o infermo seja o caminho de todos e que todos encontrem o seu caminho. Bom dia!

Sofro de um grande mal. Eu sou eu e nem sei quem sou.

Inefável e caro Tatais você mais do ninguém, e eu, sabe interpretar o sonho que tive. Não fuja do compromisso assumido e interprete o sonho maldito. Cuidado ao fazer uso das palavras, você vai para o mesmo lugar que eu vou, afinal.....!


Data: 26/09/2007

Nome: Curioso

E-mail:

Assunto: Freqüencia

A propósito da freqüência (com dois pingos em riba do u - como diz o Chico Parnaibano - ou sem pingos?), acho que o novo site, de excelente qualidade e bom gosto, inibiu algumas pessoas. É como a velha história lá no sertão, quando alguém perguntava:

- Cumpade, você vai à novena do Mártir Santo?

- Não, cumpade. Não vou, não.

- Por que, cumpade?

- Porque não tenho roupa.

E também desapareceram, ou pouco aparecem, os que usavam pseudônimos, como o Zé da Roça, o Zé Urbano, Crítico, Observador, Gregório da Mata, Bom Senso, Altivez e outros que, no momento, não lembro. Eles talvez tenham se desiludido porque alguns não entenderam o objetivo do uso de pseudônimos, que era movimentar o site e despertar a curiosidade dos leitores sobre os verdadeiros nomes deles.

Mas, acredito, o novo site baterá, em breve, recordes de freqüência ( ou frequência).Quem souber, tire-me esta dúvida, pois aqui já apareceram as duas grafias. Esclareço que não tenho formação acadêmica em língua portuguesa, e as mudanças aparecem de vez em quando e nos confundem.

Curioso


Data: 17/09/2007

Nome: Gregório da Mata

E-mail:

Assunto: Sumiço

Caro João de Deus,

Você me acordou do profundo sono letárgico em que me encontrava mergulhado. Tal como o famoso Conde Drácula, em seu castelo na Transilvânia, despertei no meu esquife, sedento de sangue de novas vítimas. O tal gordinho simpático a que você alude poderá ser uma delas. Mantive contacto com meus amigos Zé da Roça, Zé Urbano e Crítico, que também se ausentaram do site por motivos diversos. Zé da Roça foi convocado por seu ídolo e guru Bin Laden para comparecer ao seu esconderijo super-secreto, na fronteira do Paquistão com o Afeganistão, a fim de receber orientações sobre as novas estratégias da Al Qaeda, principalmente no que tange à montagem de carros-bomba no Iraque. Zé Urbano ainda não se recuperou das seqüelas decorrentes do seu \"sonho maldito\", não obstante a ajuda do pai-de-santo Tonhão Dedo Duro, vindo diretamente dos terreiros baianos. Torço para que se refaça do trauma sofrido e reapareça triunfalmente em nosso meio. Quanto ao Crítico, retraiu-se após as bordoadas sofridas do dublê de cantor e advogado petista Diassis Martins, que o desancou pesadamente, após ser acusado de inconveniente pela obra que pretende lançar em torno do peido. Imagine só ! Caro João de Deus, esses personagens não estão mortos. Aguardam apenas a melhor oportunidade para reaparecerem, em grande estilo, nesse impagável site. Você não perde por esperar !

Cordialmente,

Gregório da Mata


Data: 16/09/2007

Nome: João de Deus

E-mail:

Assunto: Sumiço

Essa é para o CP, vulgo Sherlock Holmes Ipuense. Caro CP você pode me dizer porque muitos fugiram daqui: Zé Urbano, Zé da Roça, Gregório etc e até aquele gordinho simpático que usa ôculos? Até você sumiu. Minha tese é a seguinte. O gordinho simpático e que usa ôculos é ao mesmo tempo todos os personagens citados acima, com exceção de você é claro. O cara cria personagens, ele mesmo um, para discutir com ele mesmo. No final ele acaba perdendo para ele mesmo. Ele ataca ele mesmo e se defende. Para não dar na telha os seus pseudônimos sempre vencem. Gordinho simpático, cadê o Zé Urbano que está dentro de você?

O Brasil está se acabando e você não faz nada. Cade o Gregório o da Roça.....

Será que alguém lhe deu um puxarranco de orelhas para ficar calado? Será que a nova cara do site não permite aqules debates?

Voute.....


Data: 7/17/2007 11:48:27 AM

Nome: O Observador

E-mail:

Web Site: Esclarecimento

Comentários: Prezado Otávio Aragão,

Agradeço a referência que fez ao personagem que me representa. No meu caso específico, não é por falta de coragem que não me identifico, posto que meus comentários não visam a ofender ninguém. Desejo apenas causar um certo suspense, à maneira dos filmes e romances policiais, o que se observou, no ano passado, com as intervenções curiosas e interessantes dos personagens Zé Urbano, Zé da Roça e O Crítico. A discussão deles elevou a movimentação do site do Ipú, expressando os mais altos índices até hoje registrados, todos procurando descobrir quem eram tais personagens. Concordo com você quanto à não inserção no LV de assuntos técnicos e de natureza filosófica, pois estes interessam apenas a um pequeno público que poderia utilizá-los num link específico. Aprecio também os seus comentários neste site, sempre objetivos, precisos e concisos.

Com todo o respeito do

O Observador

Deletar mensagem.


Nome: Zé Urbano

E-mail: zeurbano1968@yahoo.com.br

Web Site: Assento

Comentários: Com essa histótia de acento estão me chamando para o debate ou estou enganado?


Data: 6/28/2007 9:12:32 PM

Nome: José Urbano Pólis

E-mail: zeurabano1968@yahoo.com.br

Web Site: Na grota ou vala

Comentários: Exortado daqui por várias vezes e a ponta-pés, estou de volta. Eu, este ser abominável porque capaz de tirar as máscaras da realidade, ou pelo menos fazer ver o que as pessoas insistem em esconder. Como um cão sarnento ou como um sapo, estou pronto novamente para ser chutado.

Eu me defino nesse momento como um gênio da lâmpada maravilhosa. Só que de ponta cabeça. Apareço quando sou solicitado, mas ao contrário daquele do conto árabe, não realizo os desejos dos mortais, senão despindo uma realidade posta aos olhos que teimam em querer vesti-la, não percebendo a poética da nudez com suas curvas sinuosas, sua sensualidade irresistível e suas protuberâncias e animalidades.

Seus olhos não vêem senão aquilo que estão predispostos a ver. De olhos fechados ou como Tirésias, o cego oráculo, sou capaz de ver sem enxergar. Vejo sem os olhos o que os seus mascaram. A realidade não é capitada senão sensorialmente, arredia à maioria dos mortais. Faltam-lhes a sensibilidade e uma subjetividade à flor da pele.

O Zé, que não é Zé e que nem mora na Grota é um dos desafetos do Urbano, teima em querer me ver falar, por quê? O outro, o Gregório, que nem de longe lembra o boca do Inferno, talvez o pica-flor, embora Cláudio, não é o Manuel da Costa, ainda que queira atacar usando subterfúgios.

Chega de poética, chega de divagações, este efetivamente não é o Zé Urbano.

Pouco me importa se alguém irá ler essa droga de apontamentos! Que se dane! Eu não venho aqui escrever para satisfazer sua vontade e nem escrever o que quer ler, portanto, dane-se novamente! Se não gostou que vá para o reino de Hades. E se já está zangado que vá para os diabos que o carregue!

Mas se quiser continuar, talvez não entenda nada do que digo, pois não quero ser compreendido, pelo menos por idiotas.

Ipuenses, vós sois como preguiças ou seria fantoches ou idiotas! Logo ali naquelas duas casas azuis se deliberam seus futuros como o futuro de alguns. Na verdade, futuros distintos. Enquanto vos jogam na lama ou lhes entregam os ossos, comem a carde seca e saborosa. Trabalhas, trabalhas e trabalhas e sóis enganados, porque não tendes tempo ou não sois capazes de perceberem a dominação. Acordem otários, de seus sonos letais, de seus marasmos ou não sobrará nada para teus filhos enquanto outros filhos cuspirão em suas caras e bocas.

...Temos guardado um silêncio bastante parecido com a estupidez...”

Naquelas duas casas, eles cospem em suas caras e usufruem de tuas misérias. Dois cães ladram na calada da noite e duas matilhas em volta de cada um deles brigam sedentos por migalhas, sedentos para mamar! Lá nas ondas do rádios os cães pagos ladram e em suas casas, os idiotas têm o que coversar, no bar também.

Dêem à eles”, diz um dos cães, "algum pão e, em seguida circo, e tudo continuará como dantes”.............. Ahahah.... morram......

Zé Urbano



Data: 6/23/2007 9:50:11 PM

Nome: Gregório da Mata

E-mail:

Web Site: Zé Urbano

Comentários: Caro Zé da Grota,

Creio que o inefável Zé Urbano ficou profundamente abalado após o seu "Sonho Maldito -II" (Vide em Crônicas e Poesias). Pelo que soube, está se recuperando com o Pai de Santo Tonhão Dedo Duro, vindo diretamente da Bahia para tentar retirar de sua mente, invocando poderosos orixás, o "complexo da dedada urológica", psicose descoberta recentemente e que ataca, de preferência, pacientes prostáticos. Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos.

Gregório da Mata


Data: 6/23/2007 6:22:00 PM

Nome: Zé da Grota

E-mail: zedagrota@hotmail.com

Web Site: Manifesto ao Zé Urbano

Comentários: Venho sucessivamente cobrando a presença aqui do inestimável, inefável Zé Urbano e não estou obtendo resposta. Primeiro o provoquei dizendo que ele estava com medo de escrever simplesmente porque descobriram sua identidade. Mas era apenas provocação, como forma de vê-lo aqui novamente. Mas, de outro lado, fica uma pergunta: por que ele não mais escreve aqui nem com seu pseudônio e nem com sua real identidade? O que ôve homi?

Me arrespondi pra modi eu ficá sartisfeito,

Zé, o da Grota

Au revoir


Data: 6/11/2007 7:23:54 AM

Nome: Zé da Grota

E-mail:

Web Site:

Comentários: Só porque descobriram quem é o Zé Urbano ele dessapareceu. Aparece Zé, tá comedo de que?


Data: 5/27/2007 3:06:25 PM

Nome: O Observador

E-mail:

Web Site: Criatividade

Comentários: Zé Urbano, Zé da Roça e o Crítico enriqueceram este site no passado, mas já se identificaram. Serão bem-vindos, sem dúvida, sob outros pseudônimos.

O Observador


Data: 1/27/2007 10:10:30 PM aqui-

Nome: Arcanjo

E-mail:

Web Site:

Comentários: Lembro-me do Zé urbano; somente ele como eu, que temos alma de poeta e de anarquista é que podemos entender isso ; o mundo evolui através da loucura dos homens incensatos; tenho certeza que quando a morte vier me buscar eu estarei tranquilo, pois não me consolei com os males do mundo .


Data: 1/27/2007 9:59:49 PM

Nome: Arcanjo

E-mail:

Web Site:

Comentários: Sou conhecido por meu temperamento irrequieto; isto não é novidade para ninnguém. Se critico, é por que tenho motivo; creio que este ainda é um país livre. Gente como eu, que náo se conforma com o mundo tal como ele testá, tem toda a liberdade de desabafar; quem não se acostuma com isso deveria recver seus conceitos. Mais do que professor, eu sou um artista; e um artista que usa o seu talento para estrava\zar as emoções humanas. A fera que mora nos homens de vez em quando solta uim berro em minha alma. Este é um mal da civilização e da modernidade. Esperava, sinseramente, que fosse tolerado; não sou o Zé Urbano, para me preservar no anonimato; errei ao me expor desta maneira. Mostrei o meu lado humano, e daí? Sou mesmo um revoltado com as mazelas de minha região e de meu lugar; se eu não o fosse você jamais teria minhas crarges e minhas críticas. É uma pena a gente perder tanto tempo discutindo questões menores, e não o que relamente importa. Adeus.


Data: 1/18/2007 1:05:20 PM

Nome: Arcanjo

E-mail:

Web Site:

Comentários: O Xiúba é o Zé Urbano!


Data: 1/18/2007 1:03:31 PM

Nome: Raimundo Arcanjo

E-mail:

Web Site:

Comentários: Caro Crítico, concordo completamente com você; Eu fiz parte da rebelão liderada por Lúcifer contra Jewová, ainda no incio dos tempos; queriamos tomar o poder do crador e estabelecer uma realidade sem hierarquias; os arcanjos e os anjos se dividiram entre Deus e o Diabo; Eu esrtive do lado de Lúcifer. Fomos derrotados pela legão de arcanjos e querubins leais ao Todo poderoso Deus de Abraão, e fomos condenados a viver num Inferno: Condenados a viver em uma sociedade medíocre; onde uma classe de políticos vendilhões escraviza ew é escravizada pelo povo desta cidade. Esta foi a minha sentença.


Data: 1/17/2007 9:17:59 PM

Nome: Raimudo arcanjo

E-mail:

Web Site:

Comentários: Quero avisar logo que acabei de tomar sozinho três servejas e que não respondo por meus textos. Tem um monte de filho da puta por aí achando que eu, o Arcanjo, sou este tal de Zé Urbano; Vão para a merda! Eu nunca recorri ao anonimato para fazer críticas a nossa sociedade. Quem pensa isso me deixa até lizongeado, mas vá a merda! Eu não sou o Zé Urbano ! Aliás, esse Zé Urbano é na verdade um grande filho da puta; mas um filho da puta que eu respeito muito. Tá oouvinso (ou melhor, lendo), Zé UrbaNO: vOCÊ É UM GRANDE FILHO DA PUTA<>


Data: 1/12/2007 4:43:14 PM

Nome: Tobias M. Sampaio

E-mail: tobsam@oi.com.br

Web Site: Comentário

Comentários: A brincadeira do "Zé Urbano" foi muito oportuna e é bom que os cinquentões tome coragem e vá ao urologista, acho que é ito, e faça o teste do toque.

Me recuso, mas vejo que sou um "frouxo" e me contento com o PSA que me parece mais salutar ou, embora sem muito crédito, doi menos e me preocupa menos também.

Mas não é bom ver a coisa pelo lado da facIlidade quando se trata de doença e ainda mais que é um exame sério.

Quando alguém tiver na família quem já passou por isto que se apresse, pois é fatal ser portador da doença mais cedo ou mais tarde.


Abraços dete amigo dos filhos de Ipu.


Tobias


Data: 1/12/2007 12:11:50 AM

Nome: tatais

E-mail: acmmello@gmail.com

Web Site:

Comentários: Zé Urbano, quase morri de rir de seu sonho, aqui em São Paulo. Como pretendo viajar quarta prá Fortaleza, emendando logo na sexta prá festa do Mártir Santo no Ipu...homem! me conte se foi sonho mesmo ou realidade, pois quem sofre como você sofreu pode ficar viciado, além de nunca mais passar na prova da goma. Deus me livre e guarde! TATAIS, seu criado. Bem entendido.


Data: 1/11/2007 10:55:19 PM

Nome: Administração do site

E-mail: afai.ipu.ce@gmail.com

Web Site: O SONHO DO ZÉ URBANO EM CRÔNICAS E POESIAS

Comentários:


Conforme prometido e já devidamente autorizado (faltou apenas o Sérgio Madeira, que não se manifestou), levamos a hilariante história sobre o sonho do Zé Urbano para a seção Crônicas e Poesias, sob o título "Sonho Maldito (parte II)". Confiram.


Cordialmente,

Ricardo Martins Aragão


Data: 1/11/2007 12:30:57 PM

Nome: CLÁUDIO CÉSAR M. MARTINS

E-mail: claudiocmartins@msn.com

Web Site: O Sonho Maldito

Comentários: Inefável Zé Urbano,

Fiquei deveras honrado em ser um dos personagens do seu sonho maldito. Isto significa que, em suas elucubrações, minha figura se encontra presente. De resto, só espero que não tenha gostado do tal exame da próstata e queira voltar a experimentá-lo de outra maneira, digamos, menos ortodoxa, e fora do âmbito da Medicina.

Um forte abraço,

Cláudio César


Data: 1/11/2007 10:31:37 AM

Nome: Ricardo Martins Aragão

E-mail: ricardo.boris@gmail.com

Web Site: O SONHO DO ZÉ URBANO

Comentários: Caro Zé Urbano, homi, se acalme, tome um suquinho de maracujá antes de dormir, talvez o amigo não tenha mais pesadelos como esse. De qualquer forma, me senti lisongeado em ser o seu algoz, mesmo que tenha sido em sonho. Ademais, meu dedão nem é esse exagero todo e nem tenho aptidão para a proctologia.


Falando sério, dei boas gargalhadas de seu texto, meu caro. Acho até que vou colocar na seção Crônicas e Poesias. Mas antes preciso do aval dos outros amigos que foram mencionados (Júlio Gomes, Cláudio César e Sérgio Madeira), bem como do meu chefe Abílio Martins, de preferência publicamente, neste livro.


Seria bom que todos entendessem que não temos nada contra você ou qualquer outro que use pseudônimos, mas contra o teor de alguns textos. No caso em tela, não vejo nada demais mantê-lo no Livro, pelo contrário, é bem divertido e inteligente (que novidade!).


Ricardo (O Algoz)


Data: 1/11/2007 10:07:16 AM

Nome: Zé Urbano

E-mail:

Web Site: Sonho maldito parte II

Comentários: Hoje tive um sonho maldito, o pior que já tive em toda a minha vida, que espero, não se realize jamais. Há muito tempo tenho sofrido com a idéia de ter que fazer um exame de próstata. E o fiz num sonho maldito. Sonhava que aguardava na sala de espera do consultório do Urologista a minha vez: lembro-me que não conseguia me conformar, eu um homem viril ter de me submeter aquilo. Repentinamente um moço saiu do consultório com uma ficha na mão dizendo: “senhor José Urbano Polis? Queria acompanhar-me, por favor”. Fiquei desconfiado. Ele devia ser o ajudante do médico, esperava que fosse uma enfermeira bem bonita. Mas, tudo bem, atendi sem reclamar. Quando entrei no consultório, o ajudante logo fechou a porta violentamente e a colocou no bolso bruscamente. Na sala tinham mais três pessoas: sentado à mesa o médico, e de cada lado duas outras pessoas de branco, rindo sorrateiramente da minha cara de assuntado, logo reconheci: eram o Cláudio César e o Júlio Gomes. Fiquei logo atordoado e percebi que ali seria meu fim. Disse o primeiro: “hoje tu não escapas, fugiu do fogo, mas não fugirá do ferro, digo, do dedo seu desgraçado! E o Marx não está aqui para defendê-lo!” E me agarrou por um dos braços com todas as suas forças. Do outro lado disse o Júlio: “Maldito, hoje pagarás todos os teus pecados, hoje somos os protagonistas e tu o coadjuvante!”, E me agarrou por outro braço, também com todas as suas forças. Tentei bolar uma saída. Para ganhar tempo olhei para o Júlio e disse: “mas camarada Júlio, eu vim fazer exame de próstata e não de gravidez!” Antes que eu pensasse em alguma outra coisa e que o Júlio me respondesse, o assistente agarrou-me pelas pernas da calça brutamente tentando tirá-las. Como antes, não o conheci de imediato, mas de perto ficou visível: tratava-se de Sérgio Madeira! Pronto! Querendo tirar minas calças, deve ser para meter o pau, ou seria a madeira, ou lenha? “Ai, meus ovos”, gritei. O doutor, tentando abrir o zíper da minha calça machucou-me. Disse ele: “não se preocupe, não vamos matá-lo, mas apenas filmar a cena de seu exame de próstata e veicular no site da AfAI, para desmoralizá-lo perante a todos, só assim pagarás pelo o que vem fazendo conosco! Tu não mereces morrer ainda, DESGRAÇADO!”. “Isso não”, disse, “se fizerem isso vou processá-los a todos!” Ele respondeu sem forçar a voz e mansinho, sorrateiramente, franzindo as sobrancelhas: “meu caro urbano, aqui tem advogado, polícia federal, e os diabos! Pode começar a rezar! Foi então que percebi quem era aquele doutor impostor e disse: Ricardo, meu amigo, não faça isso!” E olhei logo para o seu DEDO; Pensei: “vai rasgar!”. Pense no tamanho do DEDO se o cara tem mais de dois metros de altura, e mais de 100 Kg de massa! “Meu Deus, estou acabado”. Não tinha como fugir estava ali, literalmente de quatro e sem calças: de um lado o Cláudio César, me segurava por uma das pernas, de outro o Júlio Gomes, e ainda o Madeira amarrava meus braços, o tronco e pescoço à maca. E ainda por cima apareceu, saindo de dentro do banheiro, uma outra pessoa que filmava e tirava fotografias da cena, mas não pude conhecer quem era. Eu ali de bunda para cima, rosto achatado de lado na maca, via o Ricardão ao meu lado colocando as luvas e passando um creme no seu dedo maior e mais gordo, calmamente. Fechei os olhos e pedi forças a Deus. Melhor seria morrer a passar por isso e.... Antes que completasse o raciocínio, começaram todos a contar e o Ricardo com o DEDÃO empunhado para cima como quem dá o dedo a alguém, balançando-o para cima e para baixo no ritmo da contagem: “UM..., DOIS..., TRÊS!”

CHUROSSQUE, AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII, RASGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOÔ, MAMÃEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEÊ


Calma, calma, calma filho! Foi apenas um sonho”, disse minha mamãe que dormia ao meu lado!

Levantai-me bruscamente, estava todo suado, meus olhos arregalados, esbugalhados, minhas pernas tremiam, meu coração parecia querer sair pela boca e ofegava muito: “UFA, UFA, UFA, AI MEU DEUZIM DO CÉU, ACODE”:. Só então cai na real, fora um sonho. Fui ao banheiro, baixei as calças e percebi que não estava apenas suado e ofegante. Meu Deus, que catinga!


Zé Urbano.


Data: 1/5/2007 10:04:55 AM

Nome: Zé Ningúem

E-mail:

Web Site:

Comentários: Acho que a Administração do site está sendo injusta para com o Zé Urbano e para com o Crítico, ao deletar suas mensagens. Ao mesmo tempo, permite que outros Zés (de Deus, de Incógnita etc.)apresentem aqui suas baboseiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário