A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 20 de junho de 2010

Saramago - Por Guto Pontes

Data: 20/06/2010
Nome: HENRIQUE AUGUSTO PEREIRA PONTES - GUTO PONTES
E-mail: guto@secrel.com.br
Assunto: Saramago

"Confesso-me admirador de Oscar Niemayer, não apenas pelo seu talento no campo da Arquitetura, mas sobretudo pelo fato de, sendo declaradamente ateu e marxista, não atacar o sagrado, não tentar ridicularizar textos bíblicos e respeitar as diversas correntes religiosas existentes. Não é o que ocorre com J. Saramago, conforme já frisei."

Cláudio César.

O Cláudio César tem toda razão em manifestar sua indignação contra a intolerância do Saramago nas questões de ordem religiosa. Empresto-lhe minha total solidariedade, independente da minha crença pessoal.
Entretanto, caríssimo confrade Cláudio, no tocante ao julgamento, talvez ao olhar para uma página branca com um ponto preto, seja mais cristão(caridade) abrir o olhar para o espaço maior que o ponto preto!
Sem a mínima pretensão de defendê-lo, posto que considero o julgamento - a nível pessoal - o fracasso da comprensão, nem tampouco perdi o juízo da minha própria condição de humus, mas, Saramago não falou somente de religião! É certo que foi maledicente e arengueiro contra a igreja, lamentável...
No entanto, convido-o a conhecer seu pensamento antropológico, através de seus ensaios sobre a natureza humana: comportamento, cultura, informação, e outras contribuições que muitas pessoas a quem não podemos chamar de intolerantes apreciam e admiram.

Pelo que pude testemunhar, sugiro:

1 - O ensaio sobre a cegueira - o livro ou o filme;

2 - O documentário - que já comentei - JANELA DA ALMA.

Eu acho que vale a pena conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário