A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sábado, 19 de junho de 2010

Saramago 1922 - 2010

Data: 19/06/2010
Nome: HENRIQUE AUGUSTO PEREIRA PONTES - GUTO PONTES
E-mail: guto@secrel.com.br
Assunto: Saramago e a JANELA DA ALMA

Há uns dois anos atrás assisti um documentário de produção brasileira chamado JANELA DA ALMA. Naturalmente era sobre o OLHO, chamado desta forma, e mais sutilmente sobre o OLHAR e toda sua subjetividade. Com uma proposta tão ousada e filosoficamente pretenciosa, fiquei positivamente surpreendido com o excelente resultado!

Saramago escreveu um livro chamado "ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA", muito pertinente ao assunto, mas, talvez sem intenção pré-concebida dos produtores do filme, José Saramago foi o pensador-maestro da película. Seus comentários, sua filosofia útil do cotidiano e sua impressionante retórica deram o tom de uma excelente proposta de reflexão sobre "o que é a realidade?"

Tal qual Sócrates, através dos seus questionamentos, faz com que cada um descubra sua própria ignorância. A ignorância na qual somos mantidos pelos nossos pequenos saberes e que nos faz passar desapercebidos ao lado do que é essencial que é o conhecimento de sí mesmo!

Saramago, muito além de escritor-nobel, foi um eminente filósofo do cotidiano, com uma brilhante contribuição para o pensamento sociológico contemporâneo!

Obs: O albino Hermeto Pascoal, gênio da música brasileira, dá um show de irreverência e bom humor!

Recomendo o filme!

Abraço a todos,


Data: 19/06/2010
Nome: RICARDO MARTINS ARAGÃO
E-mail: ricardo.boris@gmail.com
Assunto: Luto na Literatura Portuguesa


Faleceu, nesta sexta, 18/06, o escritor português José Saramago, que residia em Lanzarote, no arquipélago espanhol das Ilha Canárias.

Saramago ganhou o Nobel de Literatura em 1998, sendo um dos expoentes da Literatura Portuguesa.

O escritor causou alarido na comunidade católica ao publicar o livro “Caim”, obra que narra em tom irônico a história bíblica do filho de Adão e Eva que matou o irmão Abel.

Mas essa não foi a única publicação em que o ateu Saramago provocou a ira da Igreja Católica, em 1992 ele escreveu “Evangelho segundo Jesus Cristo”, livro no qual afirmou que Jesus perdeu sua virgindade com Maria Madalena, roteiro seguido recentemente por Dam Brown em “O Código Da Vinci”.

Aliás, José Saramago definitivamente não poupava críticas à ICAR. Segundo o escritor, "A Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana. Sem a Bíblia - um livro que teve muita influência em nossa cultura e até em nossa maneira de ser - os seres humanos seriam provavelmente melhores".

Não obstante as polêmicas, Saramago deixa uma grande lacuna na Literatura da Língua Portuguesa. Mas, felizmente, a obra sobrevive à mera condição de mortal dos seres humanos.

Que Saramago viva eternamente através de sua obra!


Ricardo



Data: 19/06/2010
Nome: CLÁUDIO CÉSAR MAGALHÃES MARTINS
E-mail: claudiocmartins@msn.com
Assunto: José Saramago, o iconoclasta

Prezados ipuenses,

Não obstante a admiração de muitos, não me incluo entre os admiradores de José Saramago. Seu estilo, na minha ótica, é extremamente rebuscado e enfadonho. Tentei ler "O Evangelho segundo Jesus Cristo" e não passei da segunda página. O ódio que demonstrou ter à Bíblia, a Deus e à Igreja denota um espírito intolerante e desrespeitoso a bilhões de pessoas que acreditam no transcendente, na mensagem bíblica e em J. Cristo, o Filho de Deus.
Além do mais, a ideologia que professava - o comunismo em sua forma mais retrógrada - foi atropelada pela História. A essa altura, já deve ter prestando contas a Satanás, seu ídolo maior.
Cordialmente,
Cláudio César



Data: 19/06/2010
Nome: O Observador
E-mail:
Assunto: José Saramago

Cláudio César Magalhães Martins pegou pesado com José Saramago, Nobel de Literatura de 1998, primeiro escritor de língua portuguesa a receber tal comenda. Será que o sr. Magalhães não precisa ler o Desafio da Cegueira?
O Observador




Data: 19/06/2010
Nome: CLÁUDIO CÉSAR MAGALHÃES MARTINS
E-mail: claudiocmartins@msn.com
Assunto: Josê Saramago

Caro Observador,

Se peguei pesado com Josê Saramago, mais pesadas foram suas invectivas contra o sagrado. Por isso, acho que Belzebu e sua corte, a esta altura, ainda devem estar festejando a chegada desse seu fiel servidor nos domînios das trevas.
Clâudio Cêsar

Nenhum comentário:

Postar um comentário