A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 21 de junho de 2010

falando de futebol...por que acreditar no Brasil ? - Guto Pontes

Data: 20/06/2010
Nome: HENRIQUE AUGUSTO PEREIRA PONTES - GUTO PONTES
E-mail: guto@secrel.com.br
Assunto: falando de futebol...por que acreditar no Brasil ?

Alguém disse que o homem é o homem e suas circunstâncias!

Lembrei disso para dizer que futebol é futebol e suas circunstâncias! Talvez essa afirmação seja válida para quase toda nossa relatividade.

Mas, desculpem-me, meu querido amigo Paulo Rocha e outros que teimam em comparar seleções de outros tempos com a atual, idealizar o futebol, etc., O fato é que a COPA DO MUNDO é o campeonato esportivo mais importante do planeta! É natural que os times queiram vencer mais do que dar espetáculos. E, tem características muito próprias que precisam ser consideradas para se chegar ao objetivo final.

Não basta tradição e boa escola técnica ou excelentes quadros individuais! Definitivamente, não! São variáveis importantes, mas não são suficientes para ser campeão!
Vejam, por exemplo, o drama da França(Que coisa, quem diria ! ?), Alemanha, Espanha, Portugal, Itália. Estão sofrendo...sabe Deus, se chegarão às oitavas!

Podem anotar, deste observador que evita a ilusão das paixões - nem sempre consegue - que times bem preparados coletivamente, tenderão a chegar mais longe a despeito de tradição e grandes craques, naturalmente se a sorte ajudar. Sem querer abusar do palpite, observemos a evolução do time, dito por alguns como o mais fraco da COPA: COREIA DO NORTE! Talvez, surpreenda...

Com efeito, NÃO É FÁCIL GANHAR UMA COPA DO MUNDO!

Um campeonato rápido, intenso, que raramente dá segunda chance na primeira rodada e não dá segunda chance na segunda!

O Brasil já ganhou 5 copas do mundo! Grande feito, sem dúvidas, será que ganhará a 6ª ?

Acredito que a teoria DARWINISTA é muito competente para analisar evolução de organismo em AMBIENTES COMPETITIVOS. É o caso do FUTEBOL!

A meu ver, a SELEÇÃO BRASILEIRA demonstra ter incorporado muito conhecimento técnico / comportamental - emocional, disciplinar e motivacional. Isto é absolutamente relevante na análise!
Claro que a medida que o campeonato vai avançando, a correlação de forças entre os times vai equilibrando, vão ficando os mais fortes e preparados e destaca-se em campo um fator fundamental e decisivo no futebol, esta caixinha de surpresa: A SORTE!
Dizem que todo time bom, para ser campeão, tem que ter sorte, né!

Então, o BRASIL com um time bem preparado, com força coletiva e individual ( este gênio brasileiro de criatividade, precisão e talento ) é time para ganhar a COPA, sim!

Vamos ver como será a SELEÇÃO NATURAL desta COPA de 2010, recheadas de novidades, resultados surpreendentes, algo novo no ar...agradando ou desagradando, é o que é!

E, queremos ganhar! Boa sorte pra nós!

Brasil, com paixão e uma cervejinha gelada que ninguém é de ferro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário