A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 16 de maio de 2010

Rua Cel. Pedro Aragão. [Rua da Goela -Antiga]

Créditos para o blog do prof. CHICO MELLO


Primeira Rua de Ipu que se chamou por muito tempo de Rua da Goela, denominação de nossa toponímia onde nasceu Ipu e depois na sua extensão nasceu a primeira rua para dar continuação ao papo que é a goela.

A denominação Senador Catunda foi uma homenagem a um Juiz que residiu por muito tempo tornando-se depois Senador da Republica e que escreveu a Biografia do Reverendíssimo Padre Corrêa no Livro Bacamarte dos Mourões; uma biografia pura e verdadeira da vida daquele Sacerdote. Senador Catunda era filho de Santa Quitéria. Veio depois a nossa primeira artéria se chamar de Rua Cel. Pedro Aragão uma homenagem ao Intendente nos anos de 1908. Nome merecido, pois Pedro Aragão era filho de Ipu.

Cel. Pedro Aragão quando da passagem de Frei Vidal da Penha mandou confeccionar duas cruzes com uma altura e 30 palmos para ser colocada em frente da antiga Capela e outra no local onde hoje é a Agencia do Banco do Brasil, pois ali tinha sido cavado uns alicerces para a construção de uma Igreja em 1868.
Continuador das obras do Cel. Felix de Sousa. Ocupou os cargos de Coletor Federal e Estadual e foi sempre estimado pela moderação que lhe era peculiar. Era Pai de D. Maura Aragão esposa do nosso muito conhecido José Otávio.

Nasceu em 28 de junho de 1852 e faleceu a 30 de maio de 1923.

Nenhum comentário:

Postar um comentário