A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Praça Jardim de Iracema

Texto e foto: blog do prof. Vitorino

O JARDIM DE IRACEMA
Tela de Ana Lucila. Fonte: http://academiaipuense.blogspot.com

Em 1919 tomou corpo na cidade um movimento em defesa da construção de uma praça central, que fosse ampla e arborizada e na qual seria erigido em seu centro um coreto, para a realização de retretas dominicais.

A construção da “avenida” ou do “passeio”, era defendida como importante para o embelezamento estético e para higiene da cidade, ainda como espaço público para uma sociabilidade restrita aos grupos abastados.

Aquela praça, que deveria tomar o nome do Engenheiro Sá Roriz, chefe das obras federais em andamento no Ipu (da seca de 1919), somente seria inaugurada em 1927, com o nome de Jardim de Iracema.

A ideia de sua construção foi do farmacêutico Thomaz de Aquino Corrêa e serviria “para o embelezamento da cidade e que deveria ser o ponto preferido pelas famílias da terra, para seus entretenimentos domingueiros e dias de gala” (MELLO, 1985, p. 14).

Foi ela projetada pelo arquiteto Francisco Quixadá e inaugurada em 1927 na gestão do prefeito Cel. Felix de Sousa Martins. Havia em torno do jardim, envolta do Coreto, “um gradil”, para “não dar acesso àquele recinto a certos elementos que poderiam estragar a relva e retirar as flores”.

O acesso era vedado a quem não pertencesse a “sociedade” ou ao “escol social”. A memória dos mais velhos e dos familiares daqueles que viveram na década de 1920 enfatiza que a praça era um local de reunião da “alta sociedade” da época e que havia um funcionário que não permitia a entrada de “elementos estranhos à sociedade”. Só poderia subir no Coreto as senhoras e senhoritas da “sociedade”, “pessoas gradas” e “respeitadas”.
O Coreto. Mais um dos belos monumentos destruídos pelos nossos CULTOS e HONRADOS gestores municipais

Em dias de retreta, sempre aos domingos, a “sociedade” ali se reunia para ouvir a banda de música e também para dançar. O espaço era franqueado àqueles que pertenciam à alta sociedade local. Todos aqueles que não fizessem parte desse círculo restrito eram “convidados” forçadamente a se retirar.

Era na praça do coreto, além das agremiações analisadas abaixo, onde os grupos abastados também transitavam e se reuniam para conversas sobre as últimas novidades, sobre poesia, literatura, política e sobre os últimos acontecimentos. Era lá que aos domingos havia retretas “com a banda de música do maestro Raimundo Vale”. Ao som de valsa e outros ritmos, poderiam dançar. Ali as classes mais abastadas desfrutavam dos prazeres da “vida superior”.

Era em torno do “Jardim Iracema” e na área central, onde estavam os principais estabelecimentos comerciais e os “casarões” dos abastados, assim como seus espaços de sociabilidade, como as abaixo citadas associações. O Jardim de Iracema com o seu coreto é a marca mais significativa dos “anos dourados do Ipu”, no dizer de um cronista.

SAIBA MAIS
Ontem Jardim de Iracema, hoje Praça de Iracema

A Bela Índia da Avenida de Iracema. Mais um monumento destruído pela megalomania modernista de nossos gestores Cultos e Honrados. Mais um crime
O Jardim de Iracema e o Coreto no seu centro já não mais podem ser visitados e vistos. Em 1961, na administração do prefeito Antônio Pereira, o Jardim de Iracema passou por uma ampla reforma, sendo o coreto destruído. Em seu lugar foi construído um lago e a escultura de um cisne, em seguida, o cisne deu lugar a uma escultura da índia Iracema (1965), que até bem pouco podia ser vista.

A estátua foi presente do prefeito de Fortaleza Cel. Murilo Borges, uma réplica de outra erguida na Praia de Iracema, em homenagem ao centenário do romance Iracema, de José de Alencar. Esta também foi destruída quando a praça passou por uma nova reforma, no governo do Prefeito Francisco Eufrásio Mororó, no ano de 1985, descaracterizando mais uma vez aquele logradouro. Em seguida, houve nova reforma que destruiu totalmente a praça anterior. Finalmente, no governo municipal de Maria do Socorro Pereira Torres (2005-2008), a praça foi, mais uma vez, totalmente destruída e em seu lugar foi erguida uma nova, a atual Praça de Iracema, com as estátuas de Iracema e do Guerreiro Branco, que não lembram em nada a imponente escultura da Avenida de Iracema.

= = = = =

EXTRAÍDO DO BLOG PROF. CHICO MELLO

http://professorfranciscomello.blogspot.com/2010/05/fatos-historicos-e-politicos-de-ipu.html

Outro fato social que marcou muito a nossa gente foi à inauguração do Jardim de Iracema, localizado na Praça Abílio Martins, e que no centro da Avenida foi erigido um Coreto que servia para as tradicionais retretas e até mesmo para concentrações de políticos.

Foi inaugurado festivamente no dia 27 de setembro de 1927 pelo primeiro Prefeito eleito de Ipu Cel. Felix de Sousa Martins, que ao cortar a fita simbólica disse: ESTÁ INAUGURADO O JARDIM DE IRACEMA, neste momento a banda de música tocou, fogos estalaram no ar, aplausos aos mais diversos, estava, pois inaugurado o Jardim de flores belas que veio depois sofrer várias modificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário