A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sábado, 29 de maio de 2010

Parque da Bica do Ipu

.

.

Por Abílio Martins

Conheci o projeto “Parque da Bica do Ipu”. Simplesmente sensacional a ponto de afirmar que desconheço outro similar nos quase 20 países que já visitei.

A execução desse parque, creio, deverá ser concretizada, pois conforme informações já existem convênios firmados para tal fim.

Entretanto, algumas indagações fundadas existem e carecem de uma melhor reflexão por parte, principalmente, do nosso gestor municipal:

1. O Ipu tem estrutura para acolher tal projeto?

2. O município tem recursos para manter e conservar um projeto de tal envergadura? Não será amanhã um elefante-branco?

3. Por que não utilizar, a princípio, o potencial turístico da cidade utilizando, a custo quase zero, a própria geografia do município instalando mirantes, parques, trilhas ecológicas?

4. Por que não explorar a beleza dos engenhos de cana, as casas de farinha, o artesanato confeccionado nos distritos e fazê-los conhecidos dos turistas?

Visitei no final de 2008, início de 2009, dois belíssimos países: Nova Zelândia e Austrália, ambos com vocação turística.

Neste último país tive a oportunidade de conhecer a região denominada “Blue Montains”, distante 150 / 200km de Sidney na Austrália. Faz-nos lembrar a chapada da Ibiapaba. E, por ser uma região serrana a natureza foi por demais condescendente, primando-lhe de rara beleza.

No entanto, uma curiosidade me causou naquele lugar. Os inúmeros mirantes e parques existentes, sem suntuosidades, numa convivência harmoniosa com a natureza.

A seguir algumas fotos da região.









Fotos de algumas escadas existentes na região e de uma “jardineira” transporte utilizado na Costa Brava – região espanhola quase fronteira com a França – para transportar turistas para os mais variados pontos turísticos da cidade.

Esse transporte é comum em quase todas as cidades turísticas, inclusive em muitas cidades brasileiras.




Fotos de alguns parques existentes na região e as trilhas de acesso aproveitando a própria geografia do terreno.





Fotos de alguns mirantes existentes na região "Blue Montains", na Austrália.







Autor: Abílio Martins

Fotos: Abílio Martins

Edição: Paulo Rocha


PARQUE DA BICA-AM

======

afai-notícias regionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário