A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 17 de maio de 2010

IMORTAL MORTO

.

IMORTAL MORTO

ACADEMIA IPUENSE (AILCA) FEZ
MOVIMENTADA REUNIÃO NO IPU



O Colégio Murilo Aguiar, de Ipu, abrigou mais uma vez a reunião da Diretoria Avançar da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA), sob a presidência do acadêmico Sebastião Valdemir Mourão (professor Mourão). A reunião, que contou com 16 participante (6 acadêmicos e 10 visitantes), teve início às 10 horas de sábado (8/5), e experimentou uma agenda cheia de assuntos importantes à comunidade acadêmica, como:


Primeiro seminário da AILCA, subordinado ao tema “Capacitação e Reciclagem para Secretários Escolares, Coordenadores e Diretores”, que terá como palestrantes técnicos do Conselho Estadual de Educação (CEE). O simpósio será realizado nos dias 17 e 18 de junho/2010, em Ipu, com uma carga horária de 18 horas, no valor de apenas 60 reais por pessoa. Esse seminário destina-se a diretores, coordenadores, secretários e auxiliares de secretaria dos estabelecimentos de ensino.


A fim de participar da 15ª Festa do Reencontro da AFAI, dia 17 de julho, no Náutico, Fortaleza, Ceará, Airton Soares, Ricardo Aragão e João Tomaz Martins foram designados para procederem o “Concurso de Trovas, Cordel e Poesias.” O certame escolherá o cordel/trova/poesia que será recitado no referido encontro da Associação dos Filhos e Amigos do Ipu.



NOVOS ACADÊMICOS


Nessa reunião da Diretoria Avançar, no Ipu, foram votados os nomes dos dois últimos membros para o quadro de acadêmicos da AILCA, completando-se, assim, o número de 40 cadeiras. Foram aprovados por unanimidade, faltando, ainda, a votação de Fortaleza, os nomes das conterrâneas Lourdes Mozart e Maria Luísa Mourão.

No intercâmbio entre AILCA e escolas de Ipu, nesta reunião houve visita e apresentações artísticas de alunos do Colégio Auton Aragão e foi aprovada a adoção de uma escola pobre em Ipu. A escolhida foi a escola da comunidade da Vila das Velhas: Escola Santa Luísa de Marilac. E, para a próxima reunião, foi sugerido pela acadêmica Graça Aires, um projeto de valorização do Patrimônio Histórico das Escolas de Ipu, além de reforçar a ideia de envolver entidades educacionais com a AILCA.

Na reunião, foi aberta sugestão para os indicados a receberem a comenda da Academia Ipuense, com o nome de Delmiro Gouveia, com entrega prevista para janeiro de 2011. Nos critérios dos agraciados devem incluir: valorização da comenda por parte da família, feitos relevantes para a cidade de Ipu, de cunho material e/ou cultural e compromisso de valorização da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes.


IMORTAL MORTO


Com vistas à alteração do Estatuto da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA), a acadêmica Maria do Carmo Cavalcante Aragão Magalhães (Carmita) sugeriu uma cláusula para a exclusão de membros faltosos e inadimplentes, o que - concordando com a sugestão dela - pode-se denominar de “imortal morto.”

As inscrições de acadêmicos da AILCA para participarem do livro em homenagem aos 170 anos de independência política do município ipuense, denominado “170 Poesias e Prosas para o Ipu”, com matérias alusivas, ficarão encerradas dia 31 de maio. A partir de então, serão abertos espaços para convidados. Por outro lado, foram solicitados textos para a próxima FOLHA ACADÊMICA que deverá circular até 12 de junho, data da já programada reunião da Diretoria Avançar, em Fortaleza, Ceará.


MOMENTO CULTURAL


No momento cultural foram registrados os eventos: Fundação da Ceia Literária e Dia do Trabalho; Centenário de Nascimento do Dicionarista Aurélio Buarque de Holanda Ferreira; Dia das Mães; Dia do Professor, do Aposentado e do Auxiliar de Enfermagem; Dia do Gari; Dia Nacional da Defensoria Pública.

Seguiu-se a apresentação cultural de alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Auton Aragão, vencedores do concurso de redação sobre as mães. São elas: Patrícia Alves Teixeira, Maria Gizélia Alves Rodrigues e a professora Rita Ângelo do Nascimento. As redações serão publicadas na FOLHA ACADÊMICA.

Houve, também, declamação e leitura de poesias: Silêncio à Noite, por Graça Aires; Poesia para Quem Ama a Mãe, pelo professor Mourão, bem como a apresentação do Coral Vozes da Esperança, com participação do violonista Ricardo Alexandre Ribeiro Melo, Mariella Maria Gomes Damasceno, Letícia Bezerra Martins e Francisca Sara Lima Gomes.

Quem apresentou-se na reunião da Diretoria Avançar foi o conterrâneo Francisco Davi, detentor do prêmio viagem à cidade histórica de Ouro Preto, quando do Concurso da AFAI sobre o Patrimônio Histórico de Ipu, ocasião em que fez a entrega de um DVD dos prédios daquela cidade histórica de Minas Gerais.

Ocorreu o sorteio para as mães acadêmicas e convidados presentes de um álbum de fotografia, rosas, perfumes, livros e apostilas para vestibulares, e foram homenageados os aniversariantes do mês: Aldânia Maria Lima Soares, Francisco de Assis Martins, Francisco Martins de Sousa Torres, Maria das Graças Aires Martins e Thomaz de Araújo Corrêa. A acadêmica Graça Aires, presente à reunião, recebeu homenagem especial das acadêmicas Eunice Martins, Carmita e Klaudiana.

Finalmente, foi registrada a data de 22 de maio como as bodas de ouro da acadêmica Eunice Martins.


Ethice Reverentia Dignitas
(Ética – Respeito – Dignidade)


João Pereira Mourão, diretor de
publicação e marketing da AILCA,
biênio 2010/2011



Fotos: Acadêmico Ricardo Aragão

fonte: SITE DA AFAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário