A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Falecimento de José Maurílio

Data: 14/05/2008

Nome: PAULO CÉSAR FARIAS TORQUATO

E-mail: paulo_torquato@hotmail.com

Assunto: FALECIMENTO

É COM MUITA TRISTEZA QUE RECEBO A NOTICIA DO FALECIMENTO DO MEU AMIGO E CONTERRANEO JOSE MAURILIO, FILHO DO CHICO DA FARMACIA E FUNCIONARIO DO BRADESCO AQUI EM FORTALEZA.


QUE DEUS TE RECEBA COM TODOS OS SANTOS, E QUE AQUI ESTAREMOS A REZAR POR TODA A FAMILIA.



Data: 14/05/2008

Nome: Maria Iraci Araujo Soares Filizola

E-mail: iracisoaresfilizola@hotmail.com

Assunto: O adeus ao Maurílio

Maria de Jesuis:

Que Maurílio descanse em paz. Desígnios de DEUS. resta-nos agora: Orar pela paz eterna do nosso conterrâneo. Que Deus faça com que todos com resignação acolhem o novo caminho de Maurílio. A vida aqui na terra é apenas uma passagem. Hoje ele descansa em paz. Uso as palavras ditas por ocasião da passagem de minha filha para a vida eterna: " O que não foi possível na terra, tornou-se possível no ´´céu". transmita a Maninha minhas condolências. Que Deus dê á todos a aceitação e Maurílio descanse em Paz.

Iraci Ipu/13/05/08


Data: 14/05/2008

Nome: ROBSTER ARAUJO

E-mail: robster.araujo@bol.com.br

Assunto: ZÉ MAURILIO

Conterrâneos,


Registro meu profundo pesar pelo falecimento do Zé Maurílio, pessoa especial de que tivem o privilégio de ser amigo.


A notícia deixou a todos muito tristes.


À família, pela grande perda, minhas condolências.


Robster Araújo

Salvador-Ba.


Data: 14/05/2008

Nome: Francisco Tácito

E-mail: tacipu@bol.com.br

Assunto: Zé Maurílio

Maurílio é uma dessas pessoas que conhecemos e não nos esquecemos nunca. Feliz viagem de retorno, caro Amigo. Forte abraço,


Data: 14/05/2008

Nome: JOÃO PEREIRA MOURÃO

E-mail: jpmourao.imoveis@jpmourao.com.br

Assunto: Morte

JOSÉ MAURÍLIO


Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!”

Anônimo


ELUCIDAÇÃO: Mesmo sem placa denominativa, pela Lei nº 153, de 02 de março de 2007, o Mercado Público de Ipu chama-se Francisco da Silva Mourão (Chico Mourão).


jpMourãox = João Pereira Mourão * Ipu/Fortaleza, CE

Um motivado: IPU-AFAI–AILCA–ACI–ACEJI–CRECI-FAB

>>> Que Você brilhe como o Sol nos céus do Ipu.

QUE O IPU (de hoje) SALVE O IPÚ! (de ontem)


Data: 15/05/2008

Nome: luis alberto

E-mail: luis.alberto.as@hotmail.com

Assunto: Ao amigo José Maurílio


Convivi com o José Maurílio desde a minha infância. A sua partida vai fazer muita falta. Maurílio possuía três qualidades difíceis de encontrar hoje em dia, mesmo individualmente. Maurílio as tinha conjunto. Essas qualidades eram o seu bom humor, a sua simplicidade, e a sua lealdade com os amigos.

O seu bom humor era notório. Todos os amigos mais próximos têm ao menos uma estória muito engraçada para contar do Maurílio. Eu tenho várias : a do carnaval de 1986 em Cratéus, quando fugimos do hotel....a do carnaval de 1988 em Camocim, quando um quartinho minúsculo sem a menor estrutura nos serviu de hotel, as idas a Paracuru, a estória do boi que invadiu a sua casa na Rua Pe. Feitosa (imagine voçe, sua mãe e sua avó estarem assistindo tv e se depararem de repente com um singelo animal desses adentrando a sala), a provocação que fazíamos ao também já falecido Gerardo Facundo e sua sanfona. Talvez, mais atraente que a estória em si, era a forma do Maurílio contá-las. Ele tinha muito bom humor, tinha a capacidade de rir de si mesmo, e sabia como ninguém interpretar os personagens típicos do Ipu. Muita gente se divertiu com as estórias do Maurílio,

A sua simplicidade era outra grande qualidade sua. O Zé Maurílio era invariavelmente simples, sempre, sempre o mesmo, com aquele ar de quem nunca havia saído do Ipu, mesmo depois de morar em Fortaleza por mais de vinte anos. Nele não havia soberba, não havia inveja, não havia ostentação. O Maurílio era a simplicidade em forma de gente.

Por fim, o Maurílio era um amigo leal. Desses que não esquecem de voçê, mesmo que o tempo e o destino acabem nos distanciando. Por vezes, passávamos meses sem nos encontrar, mas quando nos víamos, o clima, a conversa, a camaradagem era a mesma. Lembro da última vez que o encontrei ainda saudável, quando comemorei meu aniversário ano passado. Ele foi o primeiro a chegar. Chegou com a família, e com a mesma alegria de sempre. Conversamos, tomamos todas, e a cada conversa lá sempre estavam o Ipu, seus personagens e suas estórias.

Mas além disso, o Maurílio era extremamente responsável, e posso dizer ainda, era um filho amoroso com os pais, e um pai zeloso com as suas filhas.

Após a doença, estive com ele algumas vezes no hospital. Procurava animá-lo, mas vi o seu semblante de preocupação. Estive com ele poucas horas antes de sua passagem. Ele estava semi-consciente, mas ainda com força suficiente para apertar minha mão. O destino nos pregou essa peça. São desígnios de Deus que o nosso ângulo de visão nessa vida, muito precário, não nos permite ver. Em outra dimensão, em outro plano, quero crer que o Maurílio está muito bem. Grande caráter...grande pessoa...grande amigo.

Maurílio amigo, obrigado por tudo. Pelas bricadeiras, pelos momentos de alegria, pelas "molecagens" sadias, pelas "biritas" que tomamos juntos. Valeu amigo. Vamos sentir muito a tua falta, mas quando lembrarmos de voçê, pode ter certeza, serão muito boas lembranças. Fica com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário