A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 16 de maio de 2010

DATAS> Grêmio, Hidroelétrica, Praça 26 de agosto, Música de Zezé do Vale

1924 10-12 – criação do grêmio recreativo ipuense

1931 09-20 – inauguração da hidroelétrica

1940 08-26 – inauguração da praça 26 de agosto

1940 08-26 – música: passados do meu ipu – zezé do vale


GRÊMIO

Criação do Grêmio Recreativo Ipuense, fundado em 12 de outubro de 1924 e que teve como primeiros dirigentes Emídio Augusto Barbosa, José Maria Sabino, Abdoral Timbó, Joaquim de Oliveira Lima, Edgard Corrêa de Castro e Sá, Dário Catunda Fontenele, Vicente Jorge Ferreira Maia, Adalberto Aragão e Manoel Dias Filho.


HIDROELÉTRICA

Um outro fato marcante na vida social do nosso povo foi à inauguração da Hidroelétrica, energia vinda de uma turbina instalada no pé da serra movida por um motor de fabricação Alemã de marca BATACLAN, iluminação que serviu por muito tempo a nossa cidade.

Foi na gestão do Prefeito Joaquim de Oliveira Lima a realização de tão deslumbrante obra.

A inauguração aconteceu no dia 20 de setembro de 1931, a cidade se revestiu de júbilo, toda ornamentada, estava preparada para o grande momento. O baile comemorativo aconteceu na casa do Sr. Manoel Dias Martins. Oscar Coelho proferiu o discurso e acionou a chave geral dizendo “EIS A LUZ”, neste momento as máquinas que estavam na estação apitaram, os sinos repicaram, fogos de artifício estalaram no ar e a banda de música entoou Dobrados e Valsas.

Leia mais: http://professorfranciscomello.blogspot.com/2010/05/fatos-historicos-e-politicos-de-ipu.html


PRAÇA 26 DE AGOSTO

CANTADA PELA PRIMEIRA VEZ A VALSA DE ZEZÉ DO VALE

Era 26 de agosto de 1940 a cidade amanhecera radiante e em festa, para comemorar os 100 Anos de Emancipação. Logo ao alvorecer Salva de 21 Tiros em seguida Missa na Igreja Matriz celebrada pelo ipuense Padre Antonino Soares Cordeiro, logo após a Missa desfiles pelo Tiro de Guerra e Escolas Locais, pelas principais ruas da cidade e concentração em frente ao Paço Municipal para solenemente hastear a Bandeira do Brasil, como também proceder à inauguração do Jardim 26 de Agosto construído para marcar tão significante data. Presentes aos acontecimentos, autoridades civis, militares e eclesiásticas, o Tiro de Guerra nº 208 e as Escolas existentes no Ipu.

Às 14 horas Sessão Solene no prédio da Prefeitura Municipal onde foram ouvidos vários oradores como Osvaldo Araújo, Dr. Francisco das Chagas Pinto, Manoel Bessa Guimarães, e Dr. Eusébio de Sousa. Foi executado pelo Canto Orfeônico um número musical e por fim cantada pela primeira vez a Valsa de Zezé do Vale “Passados do Meu Ipu” por Wilson Lopes, voz orgulho da nossa cidade que se fez representar muito bem sempre levando o nome de Ipu através da música aos mais longínquos rincões deste País.

Esta valsa até hoje é cantada e conhecida por todos ipuenses. È um Hino de louvor a Terra Berço.

Leia mais: http://professorfranciscomello.blogspot.com/2010/05/praca-26-de-agosto-1940.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário