A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 23 de maio de 2010

3 anos sem Marinês

ADEUS Rainha do Forró

Por Airton Soares

Marinês, nome artístico de Inês Caetano de Oliveira (São Vicente Férrer, 16 de novembro de 1935 — Recife, 14 de maio de 2007) foi uma cantora brasileira de forró, baião e xaxado, entre outros ritmos.

foto:internet



Ipu... 1960, por aí assim. Contava com oito anos. Quando meu pai {Zé Marinho Soares }, mal chegava da bodega, botava logo pra truar os discos de cera, rotação 58`, na venerada "radiola do olho verde".

Lembro muito bem dos últimos versos da canção Gaúcho de Passo Fundo, de Osvaldir e Carlos Magrão – “Pra ver as prendas mais lindas do mundo cheguei em Passo Fundo no cantar do galo.” Outra música que me marcou foi... " Mamãe, eu vou pra lua, mamãe, eu vou morar lá..."

Tem mais, muito mais! Privo-me de citá-las. O texto ficaria longo e enfadonho para o contexto e o espaço que me cabe. Mas... a preferida mesmo era o “Pisa na Fulô", da pernambucana Marinês, a verdadeira Rainha do Forró, que faleceu na manhã desta segunda (14), às 9h45m. Sofreu um AVC.

“Pisa na Fulô

Pisa na Fulô REFRÃO

Pisa na Fulô

Não maltrata o meu amor.”


Também gostava de ouvir o "Peba na pimenta":


“Seu Malaquias preparou cinco pebas na pimenta,

Só do povo de Campinas convidou mais de sessenta

Entre todos convidados

convidou Maria Benta foi logo dizendo:

Se arder não quero não!”

Concluo essa pequena homenagem à Rainha do Forró com um trecho da música Desabafo. Essa, não sei cantar... Nem desafinado. Não conheço letra nem melodia, mas reproduzo aqui porque gostei da musicalidade dos versos e por denotar o costume, a irreverência e a bravura da mulher nordestina.

“Eu quero a minha vida

Como ela é

Como o povo sabe

Com o chão no pé

Como a água doce

Pra matar a sede

Me deitar na rede

Tomar o café..."

.........................Descanse em paz, Rainha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário