A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 7 de março de 2010

Nietzsche - Moderação de filme no SESC

Data: 23/10/2008
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: QUANDO NIETZSCHE CHOROU

· NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA (21) moderei, no SESC da Duque de Caxias, o filme “Quando Nietzsche Chorou”, baseado no livro de grande sucesso, que também já virou peça de teatro, do escritor Irvin Yalom.

· O FILME CONTA A HISTÓRIA fictícia de um encontro entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (Armand Assante de Tudo por Dinheiro) e o médico Josef Breuer (Ben Cross de o Exorcista - O Início), conhecido por ter sido o mestre do pai da psicanálise, Sigmund Freud (que também aparece no filme na pele do ator Jamie Elman de o Preço de Uma Verdade).

· A HISTÓRIA se passa na época em que Nietzsche ainda é um filósofo desconhecido e com tendências suicidas. Ele está desesperado depois de se apaixonar por uma amiga (Lou Salomé), que acaba procurando o doutor Breuer para ajudá-lo. O médico, por seu lado, está envolvido
emocionalmente por uma de suas pacientes. Assim, os dois começam mais do que uma análise, um verdadeiro conflito psicológico.

· O MÉDICO ACABA ENVOLVIDO pelas idéias de seu paciente mais famoso, e começa a perceber coisas que nem imaginava sobre si mesmo. O filme tem um diálogo forte que explora campos interessantes da filosofia e da psicologia.

· DOIS FRAGMENTOS (extaídos do livro)

· A) Página 111(cap.7) Nietzsche: "Assim como os ossos, carne, intestinos e vasos sangüíneos estão encerrados em uma pele que torna a visão do homem suportável, também as agitações e paixões da alma estão envolvidas pela vaidade; ela é a pele da alma."

· B) Página 16 (Cap. 1) Lou Salomé tentendo convencer o Dr Breur a tratar de Nietzsche. Dr: Breuer - "(...) é bem provável que a causa e a cura de uma doença tão refratária como a dele ultrapassem o alcance da ciência médica de 1882. Seu amigo pode ter nascido uma geração cedo demais." Salomé: " - Nascido cedo demais! - Ela riu - Uma observação presciente...agora tenho certeza de que o senhor é o médico certo para ele. Ele muitas vezes se denominou um "filósofo do futuro": um filósofo para quem o mundo ainda não está preparado. De fato, o novo livro que está planejando começa com este tema, Zaratustra, repleto de sabedoria, decide iluminar as pessoas. Mas ninguém compreende suas palavras. Eles não estão preparados para o profeta que, percebendo ter vindo cedo demais, retorna à sua SOLIDÃO.

· MINHA PRÓXIMA MODERAÇÃO (no SESC): Dezembro/2008 - Filme MADAME BOVARY, baseado no livro homônimo do escritor francês Gustave Flaubert.

- - - - - - - - - - - -
Airton Soares, 56
http://airton.soares.zip.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário