A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Rádio Regional

.

Créditos para o blog do Kléber Teixeira

COM AUDIÊNCIA, MAS SEM POTÊNCIA.




No início dos anos 90 o empresário Zezé Carlos (PTB) ainda sonhava ser prefeito de sua terra natal. Sabia ele, que a amarga derrota em 1988 para Milton Pereira(PFL), precisava ser superada por seu grupo, herdeiro da facção Rocha Aguiar.A oposição, liderada por Zezé Carlos e a vereadora Madalena Pontes, tinha a necessidade de fazer um contraponto na mídia ipuense, pois o Prefeito Milton Pereira contava com o apoio do Deputado Gomes Farias proprietário da Rádio Iracema de Ipu, pioneira na radiofonia ipuense fundada em agosto de 1989.

Com o apoio do Deputado Marcelo Carlos, eleito em 1990 pelo PTB, Zezé Carlos fundou a Rádio Regional de Ipu em janeiro de 1991, a qual passou a operar na frequência de 1520 Khz. Tony de Sá da extinta Povo FM foi o responsável pela formatação da programação inicial. Farias Junior, Jota Leite e Alfredo Filho foram os primeiros locutores.

No passar dos anos, a Rádio foi fundamental para a eleição dos Prefeitos Zezé Carlos em 1992, Simão Martins em 1996 (apoiado por Zezé) e na vitória de Marcelo Carlos (mas quem governou foi a Vice Toinha) em 2000.

Durante a gestão da Prefeita Toinha Carlos(2000-2004), esposa do proprietário da emissora, a "1520" foi tecnicamente abandonada e seus comunicadores desvalorizados profissionalmente. Sua aparelhagem ficou ultrapassada e a potência ficou deficitária, principalmente nos últimos dias. Mesmo assim, a emissora tem uma boa linha jornalística, implantada pelo Professor Francisco Melo quando esteve na direção da Rádio, e que vem muito bem seguida e melhorada pelo seu atual quadro de locutores. O repórter Chico Zé, por exemplo, é um dos melhores do Estado do Ceará.

O seu primeiro diretor foi o jurista Célio Marrocos Aragão. Depois, a direção passou para o locutor Farias Júnior. O radialista Aquiles Sobrinho esteve à frente da emissora entre 1995-96, sendo sucedido pelo Professor Francisco Melo. Desde 2001, a emissora é dirigida por Hélio Lopes.

A Rádio Regional , que já havia sido a principal força de oposição ao Prefeito Simão Martins (1997-2000), foi a "liderança-mor" da oposição à Prefeita Corrinha do Torrim e articuladora da bancarrota da facção Pica Pau em 2008.

Por várias vezes, o diretor Hélio Lopes anunciou mudanças na programação e até mesmo na potência da emissora. Mudanças essas que nunca saíram do papel.

Agora, Hélio Lopes, mais uma vez, afirma que haverá mudanças na emissora: aumento de potência, mudança de Studio, melhoria da aparelhagem e alterações na programação. Hélio, Edvani, Jota Lopes e Cia. acreditam que isso aconteça de fato, pois a rádio até 2012 está sobre a tutela do Prefeito Sávio Pontes, o qual tem dado uma atenção maior a "1520" que a sua própria emissora a FM Novo Tempo.


Uma coisa é certa: Sávio Pontes é consciente do papel que a Rádio Regional teve na sua eleição, e seus comunicadores nunca antes foram tão valorizados pelo paço municipal como agora.

Com o monopólio que sua facção política exerce sobre toda a imprensa de Ipu, é público que o Prefeito transformou o programa Fatos em Debate (FD), apresentado por Hélio Lopes, no porta voz oficial dos feitos ou justificativas (dos defeitos ou não feitos) de sua administração.


Diferente da requenquela que é a potência do seu transmissor e que contradiz seu nome fantasia (Regional ), a emissora é forte na internet - um dos maiores ganhos que a emissora teve nos últimos anos, isso só ocorreu por iniciativa exclusiva dos seus comunicadores. Sua página é uma das mais acessadas pela comunidade ipuense pelo mundo afora, sobretudo entre 12:00 às 14:00Hs na hora do Programa FD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário