A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Igrejinha do Quadro / jPMourão

.

ARQUITETA FALA SOBRE O RESTAURO E REQUALIFICAÇÃO DA IGREJINHA DO IPU

m
Hoje, a arquiteta Juçara Peixoto postou, no Fórum – Livro de Visitas do site www.ipu-ce.com , da Associação dos Filhos e Amigos do Ipu (AFAI), com o assunto: “Restauro da Igreja N.S do Desterro”, o texto que transcrevemos na íntegra, exceto o cabeçalho:

“Construída no século XIX, a igreja de Nossa Senhora do Desterro tem grande significado na história de Ipu e de seu povo.

Em seu entorno foram edificadas residências de famílias tradicionais que, por valorização do monumento, distanciaram-se da igreja criando um grande largo que permite sua plena visualização e um glamour próprio, e ainda ao fundo nos propicia contemplar outro elemento de grande valor natural e sentimental para o município: a Bica do Ipu.

Em desuso a pouco mais de cinco anos, a edificação vem sofrendo com as intempéries e o próprio abandono que permitiu que, durante todo esse tempo, várias interferências danificassem o monumento.

Porém, por iniciativa dos cidadãos ipuenses organizados, vendo a necessidade urgente de estancar o processo de degradação e, principalmente, voltar a utilizar plenamente essa valorosa edificação, iniciamos um projeto para restauro e requalificação da igreja.

Os procedimentos adotados para a elaboração dos projetos e principalmente para o restauro dos elementos significativos e estruturais do imóvel seguiram normas e diretrizes correspondentes às expectativas que surgem em torno de um bem imóvel considerado patrimônio histórico, já que o processo para o tombamento da igreja está em tramitação na Secretaria de Cultura do Estado.

Ressaltamos que todos os elementos que compõe o imóvel, incluindo-se os decorativos, serão devidamente prospectados para a pesquisa "in loco" dos elementos a serem restaurados, bem como deverá ser realizada uma pesquisa histórica e fotográfica junto à comunidade para que todas as características que puderem ser restauradas o sejam de forma legítima e cuidadosa. Tudo isto para que o monumento seja ainda mais reconhecido como um Bem Histórico, dando continuidade ao processo de resgate iniciado com a restauração da Estação Ferroviária.

Deus nos abençoe e que tenhamos boa sorte!”

Juçara Peixoto - Arquiteta

♥ Por outro lado, a internauta Mary Luce Camelo Matos enviou mensagem eletrônica à Associação dos Filhos e Amigos do Ipu (AFAI), datada de ontem, em resposta ao e-mail intitulado "IGREJINHA ENVIA CARTA À AFAI”, com o seguinte texto de verdadeiro reconhecimento:

"Realmente, a igrejinha, vive há anos, na espera de uma mão amiga, de um olhar acolhedor, de um sorriso carregado de esperança. Finalmente chegou um S.O.S! Tomara que no próximo reencontro possamos admirar esse patrimônio de tão grande importância cultural para nossa terra querida. Parabéns AFAI! Uma luta digna de elogios."
m

A ACADEMIA IPUENSE TEM CONDIÇÕES DE AVANÇAR, NO BIÊNIO 2010/2011 ?

>
A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA) conta atualmente com 38 acadêmicos (faltam só dois para completar o seu quadro). Entre eles, uma Diretoria e um Conselho Fiscal eleitos no dia 16 deste mês, que deverão ser empossados no próximo fevereiro.

Se todos os acadêmicos pagam suas contribuições em dia, a Academia Ipuense conta com uma arrecadação de 380 reais por mês, valor inferior a um salario mínimo. No entanto ela conta, presume-se, com 38 das melhores cabeças do Ipu, nas áreas das letras, das ciências e das artes, com compromissos estatutários e juramentos feitos solenemente por ocasião das suas posses.

Portanto, são 38 imortais liderados por uma Diretoria com a promessa de AVANÇAR. Por isso, o que se espera da "Chapa Avançar" é que ela movimente, preserve, cultive e desenvolva a literatura, as ciências e as artes, bem como a produção literária, científica e artística no município de Ipu, não em consequência do dinheiro que arrecada das contribuições, mas do sobrepujamento dos crânios que a Academia tem. Imagina-se.

? No nome da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes existe um entrelaçamento: a área de letras precisa das ciências e artes; os campos das ciências e artes carecem das letras. Partindo deste proveitoso tecer, PERGUNTO:

Será que a Academia Ipuense vai deveras suplantar - mesmo com os míseros recurso que mensalmente dispõe -, por causa de investidas ações da Diretoria Avançar, apoiada pelos 38 entusiastas acadêmicos, amantes do Ipu?

Além do link AILCA e do Fórum - Livro de vistas no site www.ipu-ce.com , a Academia Ipuense de Letras, Ciência e Artes deve criar um blog próprio, com recursos que atendam suas necessidades literárias e culturais, de forma mais abrangente e específica?

Deve a AILCA editar este ano um livro de poesias e cordéis de acadêmicos, denominado "170 Poesias para o Ipu", para ser lançado no dia 26 de agosto deste ano, como parte das comemorações dos 170 anos de emancipação política do Ipu?

É interessante e viável a Academia Ipuense de Letas, Ciências e Artes criar, já este ano, a Associação dos Cordelistas do Ipu, ou Associação dos Cordelistas Filhos e Amigos do Ipu?


► ? PERGUNTINHA DOUTRA PERGUNTINHA

E o riacho Ipuçaba, que forma a turística Bica do Ipu, vai mesmo ser revitalizado e protegido dos lixos, das fezes, das urinas, das invasões e construções ilegais?

Não desejo, nem acredito que venha a acontecer, mas, será que serei obrigado a crer, que o revigoramento do Ipuçaba, só vai acontecer, depois de obstruído o último olho d'água dele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário