A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

História do Ipu - Rua do Papoco

AFAI - LV - 02/03/2008

Por Olívio Martins

A Rua do Papoco, célebre no passado pelas confusões que havia, mudou de nome diversas vezes, como frisou o Chico Parnaibano. O penúltimo nome, AVENIDA DA MUNICIPALIDADE,remonta ao governo do Dr. Rocha Aguiar que, segundo me disse certa vez, pretendia homenagear todos os prefeitos de Ipu, os que foram e os que viessem a sê-lo. Com efeito, naquela rua moraram os prefeitos Francisco Martins Pinho, Abdias Martins ( 2 mandatos ), Zeferino de Castro, Dr. Rocha Aguiar, D.º Antonieta Aguiar e Dr. Simão Martins. Mudaram o nome da avenida por conveniências políticas sem consulta aos seus moradores.

Fazer que se há-de? Guardo recordações daquela rua quando ainda não era calçada. Minha família morava em casa alugada na Rua da Itália, mas tinha comprado terreno nos fundos da casa que dava para a Rua do Papoco.

O terreno era grande e servia de curral para umas cinco ou seis vacas leiteiras, cujo leite se destinava à família e o restante era vendido para a vizinhança. Um dos clientes era o célebre Madureira, Coletor Federal, que viera do Rio Grande do Sul para Ipu como castigo por ser comunista. Meu pai e o Madureira eram muito amigos. Quando meu pai, Abdias Martins, era Delegado de Polícia, recebeu um telegrama lacônico, através do morse da RVC (Rede Viação Cearense) , do Secretário de Polícia do Ceará nos seguintes termos: 'PRENDA O MADUREIRA'. Meu pai foi, à noitinha, à casa do Madureira e mostrou-lhe o telegrama, aconselhando-o a escafeder-se imediatamente. Momentos depois, foi à Estação e respondeu ao Secretário de Políciia do Estado que o Madureira, procurado em toda a cidade, não fora encontrado. E assim vivia o Madureira a sua via crucis por ser marxista.

E o Madureira foi ainda protagonista do célebre episódio com o Pe. Cauby que, juntamente com outro padre e uma multidão de fiéis, invadiram a sede da Liga Operária de Ipu, onde o Madureira imprimia folhetos de doutrinação marxista, e não restou pedra sobre pedra. Tudo foi destruído e, segundo se diz, o Madureira escapou milagrosamente pelos telhados das casas vizinhas. E o prejuízo da depredação ficou evidentementa com o Sr. Pinho (ex-prefeito de Ipu) que era o proprietário do imóvel.

Cordialmnete,
Olívio
Fortaleza, 02.03.2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário