A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 24 de janeiro de 2010

Festa - 14º Reencontro - Notícias Regionais - por jpMourão


14ª FESTA DO REENCONTRO

IPU APLAUDE A AFAI E
abraça os ipuenses



A AFAI – Associação dos Filhos e Amigos do Ipu – começou 2010 recebendo aplausos pela monumental 14ª Festa do Reencontro, realizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipu, Governo do Estado do Ceará e SEBRAE, no Quadro da Igrejinha, onde seus diretores e afiliados foram elogiados, aplaudidos e abraçados por mais de dois mil conterrâneos e amigos presentes, de corpo e de alma.

A grande Festa começou às 21 horas de sábado (16), com a Diretoria no cenário, liderada pelo presidente Augusto Pereira Pontes, a convite do mestre de cerimônia, radialista Jurandir Araújo Soares.


MAQUETE E GRATIDÃO


Como primeiro ato, todos os presentes ouviram o Hino do Ipu, do compositor ipuense Zezé do Vale, seguido da apresentação dos diretores da AFAI e da palavra do presidente Augusto Pereira Pontes. Após dar as boas vindas aos ipuenses e amigos espectadores, o presidente da AFAI apresentou, através de um telão, a maquete digital da Igrejinha restaurada. Foi um passeio virtual - acompanhado de aplausos - de como vai ficar a primeira casa de Deus do Ipu.

Em seguida, foi feita uma moção de gratidão e reconhecimento à vereadora Efigênia Mororó, pela apresentação do projeto de lei que concedeu à Associação dos Filhos e Amigos do Ipu o título de entidade de Utilidade Pública Municipal, aprovada unanimemente pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Henrique Sávio Pereira Pontes. O buquê de flores foi entregue à edil pela secretária da AFAI, Valesya Dantas Pereira Chaves.

Seguiu-se, então, a entrega do Troféu Iracema, da Comenda de Prata e o anúncio dos premiados do I Concurso Cultural sobre o Patrimônio Histórico do Ipu, pelo presidente eleito da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA), Sebastião Valdemir Mourão.


TROFÉU E COMENDA


O Troféu Iracema foi entregue aos agraciados pelos ex-presidentes da AFAI Francisco de Assis Martins e Manuel Evander Uchôa Lopes. A Comenda de Prata pelo ex-presidente Abílio Lourenço Martins e o presidente Augusto Pereira Pontes.

Receberam o Troféu Iracema o médico João Martins de Sousa Torres, afiliado da AFAI, acadêmico da AILCA e expoente da cardiologia no Ceará, com larga folha de serviços prestados aos seus pacientes, e o doutor Thomás de Araújo Corrêa, acadêmico da AILCA e ícone da medicina no município de Ipu, também com relevantes serviços prestados ao povo ipuense. No ato, o Dr. Thomás se fez representar pelo filho do seu filho, Thomaz Neto.

A Comenda de Prata foi entregue ao honroso ex-prefeito do Ipu, Abdias Martins de Sousa Torres, representado pelo seu filho, coronel Francisco Martins de Sousa Torres, e Antônio Tarcísio Aragão (Boris), ex-bancário, ex-radialista, acadêmico da AILCA, ex-servidor público municipal e ex-diretor da AFAI. O seu filho, Ênio Aragão, recebeu a comenda por ele.


PREMIADOS DO CONCURSO


O presidente eleito da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA), Sebastião Valdemir Mourão, anunciou, na 14ª Festa do Reencontro, os nomes dos premiados do concurso da AFAI, sobre o Patrimônio Histórico do Ipu, patroneado pela Prefeitura Municipal.

São eles: 6º lugar: Francisco Leomir Paulino Melo (prêmio, certificado de Honra ao Mérito); 5º lugar: Ana Maria Melo Aragão. (prêmio, certificado de Honra ao Mérito); 4º lugar: Anastácio Pedro de Melo Lima (prêmio, certificado de Honra ao Mérito); 3º lugar: Valdemar Ferreira de Carvalho Neto Terceiro (prêmios, livros, medalha de Honra ao Mérito e certificado); 2º lugar: Maria Janecléia dos Santos (prêmios, livros, medalha e certificado de Honra ao Mérito); e 1º lugar: Francisco Davi Gonçalves do Nascimento (prêmios: livros, medalha, certificado e um fim de semana com acompanhante à cidade histórica de Ouro Preto, Minas Gerais.


ESPETÁCULO DOS ESPETÁCULOS


Benito di Paula, Monarco, Velha Guarda da Porte e Choro Feliz foram o fantástico do show - impecável, sensacional. Mesmo! Primeiro foi Benito. Ele cantou, interagiu com o público, levou criança para o palco, brincou, sorriu, recebeu aplausos. Parabéns Benito.

Monarco e Velha Guarda da Portela veio após Benito. Foi o maior show. Foi só samba e vibração do público, do Ricardo Aragão. Deu vontade de dançar no calçamento, não deu, o sapato enganchou, tropeçou. A saída foi pular, cantar, aplaudir Monarco, um dos maiores compositores do Brasil. Eles foram inegavelmente o principal espetáculo do show!

Aí o Ipu não podia ficar de fora e entrou o Choro Feliz, um dos melhores do Estado. E é nosso! Foi outro show. E uma despedida feliz. Valeu!


AUGUSTO BONEQUEIRO


Sábado (16), às 16 horas, a AFAI promoveu o espetáculo de bonecos para crianças, no Parque da Secretaria do Meio Ambiente, como parte da programação da 14ª Festa do Reencontro. O espetáculo, denominado “O Caso da Cobra Pantera” foi apresentado por Augusto Bonequeiro e Ângela Escudeiro.

Foi, como disse o presidente da AFAI, Augusto Pontes: “A Alegria do espetáculo contagiou crianças e adultos” e, demonstrando emoção, acrescentou que “a empolgação da criançada é sempre uma coisa maravilhosa de assistir”. Foi um sucesso! Foi realmente emocionante!

Á noite, durante toda a Festa, circulou gratuitamente o primeiro “Informativo AFAI”, colorido, impresso em papel cuchê, branco.

Enfim, a 14ª Festa do Reencontro, realizada pela Associação dos Filhos e Amigos do Ipu, sob o patrocínio da Prefeitura Municipal, Governo do Estado e SEBRAE foi o espetáculo dos espetáculos da fantástica AFAI!


João Pereira Mourão, diretor de marketing
e comunicação da AFAI.
Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 240,
de 09/09/2009

Fotos: Marcelo, enviados por Ricardo Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário