A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Chico Parnaibano - cordel - Dalinha - Tapioca

Clique em mim!
DALINHA,
Uma breve historia da TAPIOCA COM QUEIJO:
Este era o meu manjar preferido no café da manhã, na velha casa da Rua da Goela,
lá pelos idos de 1955.

Eu me deliciava mesmo. Com a tapioca ainda quentinha eu abria a mesma e
cortava fatias fininha do queijo de coaho e colocava na tapioca e depois enrolava
a tapioca feito um canudo e comia com o café, uma xícara média pela metade
com açúcar, ou seja era um melaço de café.

Chegando em Recife, no dia 4 de janeiro de 1965, aqui não encontrei nem po queijo
de colho igual ao nosso, o daqui era um queijo cru e gosto ezra horrivel, depois fui
me adaptando e a tapioca o recheiok era de côco, esta mistura me provocava uma
tremenda enxaqueca - Côco+Tapicoca - Era comer e botar pra morrer.

Até que um dia, também no dia 4 de janeiro de 1975 - eu conheci CHICA - FRANCISCA
VILARIM - E nós iamos no final da tarde todos os dias, namorar lá no Alto da Sé em Olinda.
Alí já era um reduto tradicional das tapioqueiras e só tinha isso de lanche.
Para mim era um martirio: Comia a tapioca e botava pra morrer de enxaqueca.
E por isso eu só tinha duas opções: Comer a tapioca sem côco, ou comer côco e na
mesma hora tomar sonrisal. Só assim eu não tinha enxaqueca.

Até que um dia co0nsegui um queijo de coalho aceitável e levamos para o Alto da Sé,
queijo de coalho e manteiga.

A Tapioqueira achou tudo muito estranho: "Quem já viu disso comer tapiocas com queijo..."
Eu e Chica nos esbaldamos comendo tapioca com manteiga e queijo coalho.
A Tapioqueira também aprovou a nova mistura e oferecemos também para algumas pessoas
que estavam comprando tapioca e todos aprovaram.

]Deixamos o restante do queijo e a manteiga com tapioqueira e mais três semanas depois
já era oferecido a nova opção de tapioca com queijoo a clientela.
E foi assim que os pernambucanos começaram a comezr e apreciar a tapioca do Ceará.
chico cordeiro
- porque é bom ser do IPÚ

Nenhum comentário:

Postar um comentário