A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 3 de novembro de 2009

O inferno existe

Data: 03/11/2009
Nome: CLÁUDIO CÉSAR MAGALHÃES MARTINS
E-mail: claudiocmartins@msn.com
Assunto: O inferno existe

Prezados ipuenses,

Muitas pessoas, inclusive as que se dizem cristãs, negam a existência do inferno e chegam a ridicularizar aqueles que nele acreditam. Vejamos o que diz Leonardo Boff, grande teólogo e um dos maiores intelectuais vivos do Brasil, sobre o assunto:

"Se eu pudesse, anunciaria essa novidade: O inferno é uma invenção de padres para manter o povo sujeito a eles. É um instrumento de terror excogitado pelas religiões para garantirem seus privilégios e suas situações de força. Se eu pudesse, anunciaria isso e significaria certamente uma libertação para toda a humanidade. Mas não posso. Porque ninguém pode negae o mal, a malícia, a má vontade, o crime calculado e bem querido, e a liberdade humana. Porque isso existe, existe o inferno, que não é, como dizia o Pe. Congar, aquele de diabinhos com chifres que a fantasia religiosa criou, pintou, e com o qual os pregadores fervorosos fizeram milhares estremecer e se apavorar, mas aquele criado pelo condenado para si mesmo.
O inferno é o endurecimento de uma pessoa no mal. É, portanto, um estado do homem e não um lugar para o qual o pecador é lançado e onde há fogo, diabinhos com enormes garfos a assar os condenados sobre grelhas. Tais imagens são de mau gosto e de morbidez religiosa. Inferno é um estado do homem, que se identificou com uma situação egoísta, que se petrificou em sua decisão de só pensar em si e em suas coisas e não nos outros e em Deus. É alguém que disse um não tão decisivo que não quer e não pode mais dizer um sim."

(Extraído do livro VIDA PARA ALÉM DA MORTE, Ed. Vozes, 22ª Edição, pg. 88)

Nenhum comentário:

Postar um comentário