A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sábado, 24 de outubro de 2009

Palestra ortográfica

Data: 24/10/2009
Nome: JOÃO PEREIRA MOURÃO
E-mail: jpmourao.imoveis@jpmourao.com.br
Assunto: Palestra ortográfica

AILCA DÁ AULA SOBRE A NOVA ORTOGRAFIA
====================================

A reunião da Diretoria da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA), do mês de novembro, foi antecipada para sábado, 31 deste mês, e terá como principal atração uma palestra/aula sobre o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

O papeado ortográfico será feito pelo professor e acadêmico Valdemir Mourão, a partir das 10 horas, na sala de reuniões da Livraria Companhia do Livro, à Rua Padre Mororó, 808, altos, bairro Caixa D’água, Ipu, CE.

A esse encontro programado pela AILCA deverão comparecer, além dos acadêmicos residentes no Ipu e em Fortaleza, os professores das escolas ipuenses, públicas e privadas, bem como o povo em geral, interessados nessa reciclagem da nossa língua.

Convém esclarecer que, para participar da referida palestra, não há necessidade de convite formal, nem de pagamento de qualquer taxa: basta o desejo, o interesse pelo idioma pátrio.

O ACORDO
---------------

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado em Lisboa, por Portugal, BRASIL, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné Bissau e Moçambique, em 16 de dezembro de 1990 e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo nº 54, de 18 de abril de 1995.

Simbolicamente promulgado na sede da Academia Brasileira de Letras, a 29 de setembro de 2008, pelo presidente da República, o Acordo entrou em vigor em janeiro deste ano. Sua implantação está sendo feita de forma gradual, tornando-se obrigatório no BRASIL a partir de 1º de janeiro de 2012.

ETHICE REVERENTIA DIGNITAS
( Ética – Respeito – Dignidade )

jpMourão
(João Pereira Mourão)
Respeito ao Direito e à Verdade

Que o IPU, a AFAI e a AILCA inspirem-se
no dinamismo do saudoso ipuense de coração,
Monsenhor Francisco Ferreira de MORAES !

Nenhum comentário:

Postar um comentário