A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 18 de outubro de 2009

Mestre GUILHERME

Data: 16/10/2009
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: 30 anos sem MESTRE GUILHERME [1877 – 1979

- - - - - - - - - - -
VOCÊ CONHECE?
Mestre Guilherme
= == = = = = =

Por Olívio Martins de Souza Torres
...........................Fortaleza, 1 de junho de 2006

• GUILHERME OLIVEIRA FILHO, Filho de Guilherme Francisco de Oliveira e Tomásia Maria da Conceição, nasceu em 25/06/1877, no distrito de Flores, Ipu.

• ESTUDOU APENAS TRÊS MESES com o Professor Pedro Josino de Sousa e continuou seus estudos sozinho, pesquisando todos os livros que lhe caíam às mãos. Foi um autodidata perseverante e obstinado, ávido pelo conhecimento e pela cultura.

• AINDA SOLTEIRO, começou a ensinar, dando aulas particulares. Casou-se em 12/06/1912 com Maria de Oliveira Vasconcelos. Desse casamento nasceram dez filhos: Francisco Guilherme Sobrinho, casado com Geny; Antônio Osmar de Oliveira, casado com Maria de Jesus; Catarina Guilherme de Oliveira (Catinha), casada com Raimundo Guilherme de Oliveira; Maria Ester de Oliveira, viúva de Félix Martins; Lídia Guilherme de Oliveira, viúva de João Josino;Egídia Maria de Oliveira, viúva de Pedro Inácio de Carvalho; José Guilherme de Oliveira (falecido), casado com Antonieta Mororó; Sebastião Guilherme de Oliveira (falecido), casado com Beatriz; Pedro Guilherme de Oliveira (falecido); e Joaquim Guilherme de Oliveira (falecido).
- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - -
GUILHERME DE OLIVEIRA FILHO
faleceu em 02/10/1979,
nas Flores, aos 102 anos de idade.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

• MESTRE GUILHERME, como era conhecido, foi um professor itinerante. Ele saía a transmitir o conhecimento e a cultura nos mais diversos recantos do sertão e da serra, tanto no município de Ipu quanto nos municípios vizinhos, cumprindo a missão bíblica:"Ecce exiit qui seminat seminare...", ou seja, "Eis que saiu o semeador a semear..."

• ERA CONTRATADO POR DONOS DE FAZENDAS e sítios para lá ministrar o ensino durante determinados meses do ano. No sertão, por ocasião do inverno. Na serra, quando havia moagem de cana, no verão.

• A TURMA DE ALUNOS ERA FORMADA não somente por filhos e parentes de quem o contratava, mas também por familiares de moradores do lugar e de proprietários vizinhos. Constava, em média, de vinte alunos, de faixa etária variada. Todos eram interessados em aprender. O ensino era em tempo integral, de manhã e de tarde. No final da semana, havia a famosa sabatina em que a presença da palmatória era indispensável.

• MESTRE GUILHERME ERA MUITO REQUISITADO para lecionar. Para obter seu concurso era preciso contratá-lo com grande antecedência. Ensinou em mais de trinta localidades. Dentre elas, para registro, citam-se apenas as seguintes, com os nomes dos respectivos contratantes:

-Fazenda Tubiba e Sítio Lagoa Velha - Raimundo Rodrigues Martins (ex-prefeito de Ipu);

-Fazenda Raposa e Sítio Espinhos - Antônio Pereira de Farias (ex-prefeito de Ipu);

-Canto Alegre -Francisco das Chagas Torres (ex-vereador de Ipu);

-Lajes-Francisco Martins Timbó (Pepeu);

Estivado - Joaquim Benedito;

Várzea Grande - José Pereira de Farias.

-Santo Isidro - Zeferino Capistrano de Castro (ex-prefeito de Ipu)

-Teixeira - Cícero Ribeiro Pontes (Cícero Balacó)

• SOMENTE OS PROBLEMAS COM A VISÃO é que o impossibilitaram de continuar suas atividades no magistério. Encerrou sua proficiente e meritória jornada em 1960, quando já tinha chegado aos 83 anos de idade, ministrando aulas nas Flores, na casa de sua Filha Catinha. Foram mais de 50 anos dedicados à arte e à ciência de ensinar.

• Mestre Guilherme EXERCEU PAPEL MUITO IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO de muitas crianças e adolescentes, na zona rural, que não abrigava, na época, escola pública.

• MUITOS DE SEUS ALUNOS ENTRARAM NA UNIVERSIDADE e se distinguiram nas mais variadas profissões e áreas do conhecimento humano.
- - - - -
Fonte: Site da AFAI – VOCÊ CONHECE? – pág. 1
Acesso 16/10/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário