A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 25 de outubro de 2009

IPU - INSS

Data: 25/10/2009
Nome: HENRIQUE AUGUSTO PEREIRA PONTES - GUTO PONTES
E-mail: guto@secrel.com.br
Assunto: IPU..."TEM"...AGÊNCIA DO INSS

Brasília - Até o fim do ano, os trabalhadores brasileiros poderão contar com mais 720 agências de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que serão instaladas em municípios com mais de 20 mil habitantes que não tenham unidades da Previdência. Segundo o ministro da Previdência, José Pimentel, a primeira das novas agências deve ser inaugurada ainda em abril, no município de Serro, em Minas Gerais.

“Estamos nos preparando para realizar em abril a licitação de um grande número de agências”, disse o ministro. Segundo ele, o objetivo é fazer com que a Previdência fique mais perto da moradia das pessoas. “Todos os municípios acima de 20 mil habitantes terão a presença física das nossas agências, que estarão automatizadas para conceder o beneficio em até 30 minutos.”

Os municípios selecionados devem doar um terreno com no mínimo mil metros quadrados, localizado em uma área central e de fácil acesso para a população. Essa exigência não dificulta a parceria com as prefeituras. “Não estamos encontrando nenhuma dificuldade com os parceiros municipais. Eles estão sendo sensíveis, doando terrenos, e as câmaras municipais estão aprovando a doação em tempo recorde”, disse.

“Hoje, nossos segurados que precisam requerer o benefício do auxílio-doença, às vezes, andam 400, 500 quilômetros. Com a expansão, vamos chegar a um ponto em que ele vai andar no máximo 60 quilômetros para requerer o benefício. E isso para o cidadão brasileiro é importantíssimo, é respeito, é democracia”, afirmou.

Na reunião, Pimentel também destacou que, a partir do próximo mês, os trabalhadores poderão ter acesso a seu cadastro previdenciário sem precisar ir às agências do INSS. De acordo com o ministro, um convênio vai permitir que os dados sejam consultados nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Os correntistas dos dois bancos poderão acompanhar o recolhimento de suas contribuições com os dados bancários também em caixas eletrônicos ou pela internet. Quem não for cliente de banco, poderá acessar os dados por meio de sua conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), na Caixa Econômica Federal.

O trabalhador também poderá usar o simulador de aposentadoria, para saber quanto tempo tem de contribuição e quanto tempo falta para se aposentar.

-------------------------------------------------------------

Como disse o companheiro Paulo Rocha, O Ministro José Pimentel e o Prefeito Sávio Pontes estão prestando um relevante serviço aos trabalhadores ipuenses usuários da Previdência Social. O prazo para conclusão da obra é de 120 dias.

A AFAI homenageia esta importante iniciativa social!

Augusto Pontes, pela AFAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário