A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Uma ipuense de destaque

Data: 30/09/2009
Nome: CLÁUDIO CÉSAR MAGALHÃES MARTINS
E-mail: claudiocmartins@msn.com
Assunto: Uma ipuense de destaque

Prezados ipuenses,

Pouca gente talvez tenha ouvido falar em Antônia Bernadete Lins da Silva, ipuense de 24 anos, que vem se destacando nas corridas de rua de Fortaleza. Sua última vitória foi na 3ª Corrida Iguatemi, realizada no último dia 20. Bernadete tem o sonho de vencer a tradicional corrida de São Silvestre, em S. Paulo, da qual já participou algumas vezes. A reportagem abaixo do jornal O POVO, edição de hoje (30.09) traz mais detalhes sobre a corredora.
Cordialmente,
Cláudio César

Rainha das corridas

Dos campos de areia da cidade de Ipu para o sucesso no atletismo em Fortaleza. Batalhadora, Antônia Bernadete, de 24 anos, tornou-se uma das principais corredoras de rua do Estado

Felipe Lima
Especial para O POVO
felipelima@opovo.com.br
30 Set 2009 - 02h16min
Bernadete: fera das corridas (Foto: EVILÁZIO BEZERRA)

Antônia Bernadete Lins da Silva, 32, natural de Ipu (a 346 km de Fortaleza), teve grandes dificuldades no início de sua carreira, como a maioria dos atletas. Começou no atletismo já tarde, aos 24 anos, e hoje pode ser considerada uma ``rainha das corridas no Ceará``. Ela não liga muito para esse título, e tenta conviver tranquilamente com os elogios para que isso não atrapalhe seu desempenho.

Bernadete conta que, no princípio, não tinha preparo físico nem alguém que a ajudasse. Iniciou-se no esporte jogando futebol com meninos e, mesmo assim, conseguia se destacar. O destaque no atletismo veio com vitórias em corridas de rua. A mais recente foi na 3ª Corrida Iguatemi, realizada no último dia 20, competição que a corredora já havia vencido na primeira edição, em 2007. Este ano, ela bateu o recorde da prova, com tempo de 21min28s em 6 km.

A cearense faz das corridas seu meio de vida. Sem patrocínio financeiro de empresas privadas, ela conta apenas com o programa Bolsa Atleta do Governo Federal. ``O valor da bolsa (R$ 600) não dá para viver, porque além de ser pouco, atrasa muito. Nosso dinheiro vem mesmo das premiações em competições``, explica. Além do dinheiro da bolsa, ela conta com o apoio da Clínica Centiser (Centro de Tratamento e Integração do Ser), onde pratica malhação e tem acompanhamento de nutricionista e psicólogo.

Bernadete cursa o 2º semestre de Educação Física na Faculdade Metropolitana (Fametro), por onde disputou os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) deste ano. Ela conseguiu medalha de prata nas modalidades de 5 mil e 10 mil metros.

Seu maior sonho é vencer a corrida São Silvestre, em São Paulo, competição que já disputou cinco vezes. Bernadete está hoje entre as 15 melhores atletas de corrida de rua no ranking nacional.


PERFIL

ANTÔNIA BERNADETE

Nome: Antônia Bernadete Lins da Silva
Nascimento: 04/11/1977
Naturalidade: Ipu (CE)
Bairro em que mora: Carlito Pamplona, em Fortaleza
Altura: 1,56 m
Peso: 51,4 kg

Nenhum comentário:

Postar um comentário