A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 1 de setembro de 2009

AFAILCA Crônicas - 24

Data: 01/09/2009
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: ESTAÇÃO de IPU

|..........|
|..........|
|..........|
|..........|
|..........|

- - - - - - - - - -
Faz de conta...
- - - - - - - - - - - Pense nos dormentes, trilhos, virador, maria fumaça e naturalmente na Estação abarrotada de turista...estudando nossa gente. [ divagações asséticas ]


........................................terça | 01 de agosto de 2009 | 22:44
AFAILCA Crônicas - 24

ESTAÇÃO DE IPU – Reflexões e Divagações

Por Olívio Martins de Sousa Torres

Inaugurado em 10 de outubro de 1894, o prédio da Estação de Ipu é um dos mais belos existentes em toda a malha ferroviária do Brasil segundo os especialistas no assunto.

Não quero, aqui, me deter sobre a importância da estrada de ferro para o Ipu no que concerne aos aspectos econômico, social, urbano, arquitetônico e cultural, pois dessa parte se encarregarão os historiadores da terra, cuja safra, hoje, é muito boa. E também para que ninguém, com razão, me venha a dizer: “Ne sutor supra crepidam”, ou seja, “Sapateiro, não subas além da sandália”, como disse o pintor Apeles a um sapateiro que criticara uma parte de uma pintura sua que não a sandália.

Quero apenas me restringir à parte nostálgica deste monumento histórico. Com efeito, a Estação é um dos ícones de Ipu, ao lado da Bica, da Igrejinha, do Jardim de Iracema e do prédio da Prefeitura, dentre outros.

Era lá o ponto de encontro diário de grande parte da população da cidade. Com o toque da sineta, anunciando a chegada próxima do trem, as pessoas se dirigiam em correria para lá.

Ela presenciou, sem dúvida, grandes momentos e marcantes episódios. Eram partidas e chegadas de entes queridos, encontros e desencontros, alegrias e tristezas, boas-vindas e despedidas melancólicas, sorrisos e lágrimas, inícios e términos de flertes e namoros. Enfim, as alegrias e vicissitudes que povoam a alma humana.

E não é que, por pouco, não íamos perdendo esse ícone, quando em 2001 ia sendo transformado numa revenda de motos.

Agora se acha a Estação em estado deplorável. Contudo, segundo fontes da Administração Municipal, a atual prefeita Maria do Socorro Pereira Torres vai recuperá-la e devolvê-la à população em todo o seu esplendor do passado.

O fato deverá constituir-se numa festa memorável em Ipu. Seria conveniente – permito-me sugerir – que, quando da reinauguração, fosse feita uma placa de bronze com os nomes de todos os agentes da Estação que passaram pelo Ipu. Foram eles figuras importantes que em muito contribuíram para o desenvolvimento de nosso torrão natal.

Lembro-me ainda de alguns deles, como o Sr. Craveiro, Sr. Carlito, Sr. Isaías. O último agente ainda mora no Ipu. Está aposentado. É o Sr. José Maria Pereira da Silva.

Deveriam ser convidados para esse inolvidável evento os agentes ainda vivos e os familiares de todos os agentes que já partiram desta vida a fim de receberem as devidas homenagens do povo ipuense pelo muito que fizeram em prol da construção do nosso desenvolvimento.

Fonte: site da AFAI – Artigos - Crônicas - pág. 8
Acesso em 01/09/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário