A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 9 de agosto de 2009

I Festival Literário de Ipu:

Data: 08/08/2009
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: ACADEMIA IPUENSE aiLca - 05

Reencontro, 08 de agosto de 2009 – 0:57

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
”NO FUNDO, O MUNDO É FEITO
PARA ACABAR NUM BELO LIVRO"
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPU
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO
CASA DE CULTURA PROFª. VALDEREZ SOARES
Rua: Professor Arquimedes Memória s/n Centro - Ipu Ce. (88) 3683 1478

I Festival Literário de Ipu:
Negócios, turismo, eco-esportes e apoio aos APL’S

REGULAMENTO DO CONCURSO LITERÁRIO
1-TEMA: Ibiapaba, suas belezas e seu imaginário.

2-CATEGORIAS: Conto, Poesia e Cordel.

3- MODALIDADES: 3.1 Ensino Fundamental( para alunos matriculados no Ensino Fundamental); 3.2 Ensino Médio( para alunos matriculados no Ensino Médio) e 3.3 Livre ou Aberta( para os diversos interessados)

4- EXECUÇÃO:
O trabalho será coordenado, divulgado e sistematizado por técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Ipu( da Área de Linguagens e Códigos). Este Regulamento será divulgado em cada Secretaria de Educação dos municípios da região da Ibiapaba e cidades circunvizinhas para que as mesmas possam reproduzi-lo e divulgá-lo em escolas e comunidades de sua jurisdição. Competirá a cada Secretaria Municipal de Educação a escolha de um trabalho em cada categoria e modalidade e encaminhá-los em 05(cinco) vias à Secretaria Municipal de Educação de Ipu, até o dia 17 de agosto de 2009, para o seguinte endereço: Avenida Milton Carvalho 371, Centro – Ipu – Ce – CEP: 62.250.000. Após o recebimento dos trabalhos oriundos dos municípios interessados, uma comissão julgadora composta por 05(cinco) julgadores fará a escolha do trabalho vencedor em cada categoria e modalidade e que farão jus à premiação do I Festival Literário de Ipu.

5- APRESENTAÇÃO:
Os trabalhos poderão ser apresentados em folha de papel ofício, digitados ou datilografados em espaço dois, letra arial 12 e ter no mínimo uma e no máximo duas laudas. Todos os trabalhos deverão abordar o tema: Ibiapaba, suas belezas e seu imaginário.

6- IDENTIFICAÇÃO:
Para fins de identificação, o trabalho deverá apresentar uma capa contendo: nome ou pseudônimo do autor(a), endereço completo, nome da escola, série ou ano e turma( no caso de aluno(a)) e telefone para contato.
OBS.: Cada candidato poderá concorrer somente numa categoria.
7- AVALIAÇÃO:

Na seleção dos trabalhos apresentados deverão ser considerados:
7.1- Estrutura do Texto:
Desenvolvimento das idéias, organização e coesão textual, paragrafação, coerência, originalidade, adequação de vocabulário e domínio do tema.

7.2- Aspectos Formais:
Correção gramatical( concordância, regência, colocação, uniformidade de tratamento e uso dos conectores) e o uso das convenções da escrita( margem, pontuação, legibilidade, ortografia, acentuação gráfica e translineação).

OBS.: A Linguagem Informal ou Coloquial deve ser respeitada e validada nas categorias Poesia, Cordel e nas falas dos personagens do Conto, se assim for o caso, cabendo à Comissão Julgadora, analisar se realmente se trata do uso proposital desta linguagem, ou se constitui-se no uso inadequado da linguagem formal.

8- APRECIAÇÃO:
8.1. 1ª Fase: Cada escola ou comunidade escolherá um único trabalho vencedor de cada categoria e modalidade que serão encaminhados à Secretaria de Educação do seu município para ser avaliado juntamente com os demais.
8.1. 2ª Fase: Cada Secretaria Municipal de Educação escolherá um trabalho de cada categoria e modalidade( no total de 09(nove) trabalhos) que deverão ser encaminhados à Secretaria Municipal de Educação de Ipu, no endereço acima citado.
8.1. 3ª Fase(Final)- A Comissão Julgadora constituída de 05(cinco) integrantes, formada por especialistas na área de linguagens, contratados pela Secretaria Municipal de Educação de Ipu, escolherá um trabalho vencedor de cada categoria e modalidade( ao todo 09(nove) trabalhos vencedores).

8- RESULTADO E PREMIAÇÃO:
O resultado do I Festival Literário de Ipu será divulgado na noite do dia 23 de agosto de 2009. Será escolhido um trabalho vencedor de cada categoria e modalidade( perfazendo um total de 09(nove) trabalhos vencedores) que farão jus à seguinte premiação:

8.1-Categoria Conto:
Vencedor Modalidade Ensino Fundamental: 01 coleção de livros
Vencedor Modalidade Ensino Médio: 01 coleção de livros e uma visita à Academia Cearense de Letras.
Vencedor Modalidade Livre ou Aberta: 01 coleção de livros e uma visita à Academia Cearense de Letras.

8.2-Categoria Poesia: Vencedor Modalidade Ensino Fundamental: 01 coleção de livros.
Vencedor Modalidade Ensino Médio: 01 coleção de livros e uma visita à Academia Cearense de Letras.
Vencedor Modalidade Livre ou Aberta:01 coleção de livros e uma visita à Academia Cearense de Letras.

8.3-Categoria Cordel:
Vencedor Modalidade Ensino Fundamental: 01 coleção de livros.
Vencedor Modalidade Ensino Médio: 01 coleção de livros e uma visita à Academia Cearense de Letras.
Vencedor Modalidade Livre ou Aberta:01 coleção de livros e uma visita à Academia Cearense de Letras.

9- REALIZAÇÃO:
O I Festival Literário de Ipu é uma realização da Prefeitura Municipal de Ipu, SEBRAE de Ipu, Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará e parcerias da CDL de Ipu, CONDERI e SINE IDT.
Ipu, Ce 30 de julho de 2009
- - - - - - - - -

Fonte: presidente da AILCA Manuel Evander Uchôa Lopes sexta-feira às 17:25 por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário