A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

FALTA DE ÉTICA É FALTA DE VERGONHA?

Data: 31/08/2009
Nome: JOÃO PEREIRA MOURÃO
E-mail: jpmourao.imoveis@jpmourao.com.br
Assunto: Perguntinha da Semana (31/08 a 06/09/2009)


FALTA DE ÉTICA É FALTA DE VERGONHA?
??????????????????????????????????

Segundo os dicionários, ÉTICA é o “conjunto de regras e preceitos de ordem, valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade; parte da filosofia que trata das questões e dos preceitos que se relacionam aos valores morais e à conduta humana; conjunto de princípios, normas e regras que devem ser seguidos para que se estabeleça um comportamento moral exemplar”.

E, sobre CONSELHO, além de órgão de aconselhamento, os dicionários dizem ser uma “assembléia de autoridades que deve dar parecer sobre negócios públicos ou privados; noção ou conhecimento do que é adequado, do que convém”.

Então, o Conselho de Ética do Senado significa reunião de comissão de senadores. Ela é nomeada para julgar a falta de comportamento ético de senador acusado ou suspeito de violar os princípios morais no exercício do seu mandato, para, ouvido o acusado, votarem e decidirem sobre a sua culpa. Portanto, o Conselho de Ética do Senado não pode agir como Conselho Político.

Qualquer pessoa de bom senso sabe que comportamento ético é um valor moral individual. Não entendo, no entanto, porque senadores, muitos deles professores, advogados, ex-governadores, ex-presidentes da República e membros da Academia Brasileira de Letras apóiam, omitem-se e comportam-se como se não soubessem o significado da palavra ÉTICA.


? Como comentar e fazer perguntas sobre assuntos políticos, não é ser político-partidário, PERGUNTO:


É ético o presidente do Conselho de Ética do Senado ser do mesmo partido político (ou coligação de partidos) de um dos acusados, e ter o poder de arquivar denúncias formalizadas por escrito por outros senadores como ele?

É ético um senador nomear parentes e namorados de netas, às vezes sem comparecer ao Senado ou até morando no exterior, em detrimento de pessoas mais capazes?

A falta de ética que hora desmoraliza o Senado e que imperou no Conselho de Ética, sem o mínimo espírito público, é ou não desrespeito ao povo brasileiro?

É correto, justo, o Senado ter mais de 10 mil servidores, quando, talvez, não precise nem de três mil?

Como se pode saber se foi falta de ética, crime ou acusação falsa, sem a devida investigação do senador?

Como fica o enriquecimento, provavelmente ilícito, de servidores do Senado?

jpMourão.?
(João Pereira Mourão)
Respeito ao Direito e à Verdade.

*****
Apelo:

>>>>> VAMOS VARRER O BRASI,
votando em quem nunca foi eleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário