A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 14 de julho de 2009

Ipú Campeão - FUTSAL

Data: 13/07/2009
Nome: Tobias Marques Sampaio
E-mail: tobsam@oi.com.br
Assunto: Ipú Campeão

Um dia eu escrevi:

Ipu Campeão

Já não existe mais a velha quadra apertada e descoberta de outras épocas. Nem o velho Grêmio Ipuense onde ela era hospedeira.

Hoje o prédio tem outra serventia. Abriga uma agência bancária e a sede do clube está instalada em outra localidade com mais espaço e, portanto, mais conforto. Também deu aos moradores um certo alivio, quanto ao barulho de suas festas e a inconveniência dos mais desgastados e que costumavam se exceder nas datas comemorativas.

Apesar das idas e vindas, trastes que se aproveitam e contrastes que o tempo tem a propriedade de renovar, o Ipu é Campeão Intermunicipal de Futsal, depois de mais de trinta anos. Um feito, diga-se de passagem, pois estavam longe de sua torcida, os atletas lutando bravamente com méritos e altivez.

O nosso futebol de salão resistiu ao tempo, à falta de estrutura adequada e a outras coisas mais, principalmente como a falta de investimento e ousadia. Parece que o sono acabou e a tomada de iniciativa deu resultado bem antes que qualquer um mais otimista pudesse admitir que isso acontecesse.

Diante de Russas, terra do glorioso Tarcisio (Bem-te-vi), bancário de fibra e amor pela cidade que o acolheu por muitos anos, obtivemos o trunfo final com a coincidência que a vida apregoa, nossa esquadra derrota justamente o time da cidade do ex-técnico campeão no ano de 1972.

O grito de campeão rompeu a garganta e ecoou no paredão de pedra da Serra da Ibiapaba como se avisasse ao mundo que o Ipu ainda é o mesmo, tendo sido adormecido do erro de cálculo ou de percurso, até ser coroado o maior na quadra e distante de seu povo ávido por vitória.

Se houver sempre alguém que acredite nas pernas e na força de vontade dos humildes desportistas desta cidade, certamente o Pan e as Olimpíadas não serão tão distantes. É pagar para ver até onde podemos chegar com o talento, o brio e a determinação, características de nossa gente.

Pelo menos esse grito não ficou engasgado como aconteceu na Alemanha com a incompetência da comissão técnica comandada por Parreira.

Mas ja se passou algum tempo, só não passou a certeza de que o Ipu retomará a garra de lutar pra ser campeão novamente.

Tobias Marques Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário