A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 14 de julho de 2009

A classe dominante

Data: 12/07/2009
Nome: Cláudio César
E-mail: claudiocmartins@msn.com
Assunto: A classe dominante

Caros internautas,

Segue, abaixo, uma crônica de minha autoria sobre a classe dominante, que muitos petistas e lulistas roxos teimam em demonizar. Analisando o assunto com certa argúcia, veremos que Lula não somente apoia a referida classe como dela faz parte como um de seus membros mais destacados.

Cordialmente,
Cláudio César

O conceito de classe dominante é utilizado por alguns em contraposição aos membros do atual governo (a começar pelo Presidente da República), que, segundo esses "iluminados", empreende ferrenha luta contra ela, em defesa dos pobres e desassistidos. Vejamos alguns aspectos que desmascaram tal conceito:

1. No Maranhão, segundo testemunhos insuspeitos, o domínio do Estado encontra-se nas mãos da família Sarney, encabeçada pelo vetusto Senador. Além de sua filhinha Roseana, a atual governadora, a família possui uma estação de TV, um jornal e um museu tomado do patrimônio público para abrigar relíquias e obras de José Sarney. Lula apoia Sarney, sendo o principal empecilho para que deixe a Presidência do Senado.

2. Os banqueiros brasileiros representam uma das classes mais importantes do país. Não por acaso, Joseph Safra, principal acionista do Banco SAFRA, é considerado o homem mais rico do país. Além disso, o governo foi buscar em Washington o presidente do BankBoston, Henrique Meirelles, para presidir o Banco Central. Este manteve, por vários anos, a taxa SELIC, que é a nossa taxa referencial de juros, como a mais alta do mundo (no momento é a terceira). Será que a classe dos banqueiros pertence à classe dominante ? Pois é: o atual governo nunca tomou qualquer medida que a contrariasse, antes pelo contrário: nos últimos 3 anos, os bancos brasileiros vêm batendo sucessivos recordes de lucros. Isso é ser contra a classe dominante ?

3. No Pará, um dos políticos mais influentes chama-se Jader Barbalho, do PMDB. Esse cidadão, que possui uma mansão cinematográfica na praia do Cumbuco, foi defenestrado da Presidência do Senado por ter roubado o BANPARÁ e a SUFRAMA (fato já comprovado contabilmente). Pois é: Jader é o principal aliado de Lula no Pará, onde continua a mandar e a desmandar. Ele pertence ou não pertence à classe dominante ?

Eis uma pequena amostra de componentes da classe dominante, que alguns teimam em considerar inimiga do Presidente Lula e vice-versa. A própria CNBB saiu recentemente com uma contundente nota reinvicando a punição dos corruptos não apenas com as sanções penais, mas com o impedimento de se candidatarem nas eleições do próximo ano. Seria justo chamar a CNBB de radical ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário