A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sexta-feira, 26 de junho de 2009

ESTÓRIAS e CAUSOS

11
Data: 24/06/2009
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: A LUTA DO FOGUIM ( solicitado pelo confrade Julio Gomes Martins) - Publicado no site da AFAI em 07/08/2007. Seção: Artigos - Estórias & Causos, pág. 01

qua 24/06/2009 - 13:29



Por Antônio Tarcízio Aragão (Boris 1940-2009)

Caro Chico.

Sobre o teu e-mail (abaixo), conforme te pedi permissão, trago para o livro de visitas nosso papo saudosista, que, com certeza, despertará o interesse de outros amigos. Veja mais abaixo minha resposta:

“Mestre Boris,

Pois é. Basta a gente dá um cutucãozin e a memória vai se abrindo.

Na verdade o Jorge Coelho era meu tio.

A Floriano lançou um Caqui sanforizado acetinado, tinha aquela mesma linha em diagonal do linho LS 120 e também o tropical inglês super-pitech (parece que escreve assim). Cortar um pano errado era uma desgraça total. Tinha cortador de pano que dava aquele pequeno corte com a tesoura e rasgava o resto com a mão. O rasgo corria enviesado, além de que com a força feita para rasgar o tecido se esgarçava por um bom tamanho e se você insistisse em costurar a roupa com este tecido com certeza ela ia ficar com defeito.

E o GINÁSIO IPUENSE? Era naquela casa do Seo Antonio Pereira? Ali na esquina do BECO DA BEINHA. Foi lá onde estudei do 1º ao 3º ginasial. Que casa hein Seo BORIS? abestalhado eu ficava olhando aquelas portas imensas, um forro de madeira no teto com desenhos em relevo. Na parede, no alto a uns 20cm do forro de madeira, tinha uns desenhos, parece que de flores lilás, com figuras geométricas, arrudiando toda a sala e também em todas as dependências da casa.

A casa formava um "L" ali no jardim e tinha um espaço abaixo do nível do piso, como se fosse um anfiteatro, onde um certo dia houve uma luta de box. O nosso lutador foi Antonio Pesão, engraxate (irmão de Damião) contra um pugilista itinerante que chegou lá pelo IPÚ.

Lá na imensa cozinha da casa tinha um forno - tamanho igual só em padaria - Era lá no forno que eu juntamente com Idalmir do Seo Italiano e Zé Mário Paulino entocávamos as frutas que colhíamos pelo sítio, pra gente comer quando ficassem maduras.

Isso a gente fazia sempre na hora da aula de CANTO ORFEÔNICO com Dona Valderez, que havia nos dispensado da aula porque não tínhamos os "TRINADOS" exigidos para participarmos do coro. Só que a gente tinha feito de pura SACANAGEM para não ficar na aula.

Quando chegava a nossa vez no canto, saia os TRINADOS MAIS HORRÍVEIS e por isso fomos dispensados.

Em janeiro, passando lá pela Casa do GINASIO IPUENSE não entendi como é que se pega uma casa histórica daquela e se divide em pequenos cubículos - casa sala de aula que ficava no BECO DA BEINHA, foi sucateada para pequenas vendas. Posso lhe dizer que fiquei transtornado com o que vi. Ali poderia ser uma fantástica pousada, ou então um majestosa residência.

Até mais ver.

CHICO PARNAIBANO

- No Alto dos 14 vai subindo devagar o caminhão do TARZAN DE TABATANA tocando mulher rendeira. Sialembra disso??”

Minha resposta:

Caro Chico.

Já falamos muito de panos, agora falemos um pouco do velho e imponente Ginásio.

Quanto mais se cutuca a tua memória, mais sai coisa. A casa é mesmo a dita cuja e foi lá que eu estudei também até o terceiro ginasial. Os detalhes das salas, portas, bandeirolas e forros, eram mesmo deslumbrantes, apesar de não estarem mais tão vivos na minha cuca. A luta, recordo como se fosse hoje. O Antônio Pesão, conhecido pelo apelido de “Antônio Foguim”, engraxate de profissão, vivia se fobando que já havia sido lutador de boxe, que havia extraído o vômer quando morava no Rio de Janeiro, onde era boxer.

Um belo dia chega ao Ipu um crioulo franzino, vindo da Bahia, desafiando lutadores para um embate, a fim de descolar um dinheirinho. A turma da “corda” começou a desafiar o Foguim para luta, que ele era o tal, que aquele baianinho não era de nada etc.

Foguim, cheio de corda, aceitou o desafio. Tudo pronto, ringue armado, lona esticada, a amplificadora espalhando convite para todo lado, a bilheteria cheia.

Nunca se viu tanta gente num evento raríssimo no Ipu. A torcida aos gritos injetava mais corda, atiçando literalmente nosso Foguim, que a essa altura já estava aos pinotes, todo caracterizado, CHUTANDO ATÉ O VENTO, dando cangapé no ar, no seu tradicional pré-aquecimento e a torcida gritando: vai lá Foguim! Dá uma mão de peia neste baiano atrevido! O GONGO ERA O SINO DO GINÁSIO e o juiz do combate todo a caráter, de gravatinha borboleta, autorizou o início da luta.

Foguim já havia dado umas três ou quatro voltas de marcha à ré se esquivando dos tímidos golpes do adversário, e a turma atiçando: -Vai pra cima Foguim! O nosso herói achou que já estava mesmo na hora e foi pra cima do baiano todo de peito estufado e não deu outra: levou um cruzado de direita no pau da venta e um esquerdo nas enxergas que CAI DE CU TRANCADO JÁ RONCANDO.

O juiz nem abriu contagem, preocupado com a integridade física do nosso pugilista, agachou-se e para sua surpresa, O FOGUIM, FINGINDO DE MORTO, ABRIA SÓ UM OLHO PARA VER SE O BAIANO AINDA ESTAVA POR PERTO, PERGUNTOU AO ÁRBITRO: MEU SINHÔ, A LUTA JÁ ACABOU?

E assim, meu caro Chico e demais leitores, se encerrava precocemente a gloriosa e meteórica carreira do nosso mais famoso lutador.

Este, sem dúvida, será o primeiro de alguns causos aqui do Ipu, que iremos relembrar neste site.

Abraço do amigo.

Boris/Ipu.

- - - - - - - - -
• Site acessado em 24/06/2009
• Revisão e formatação:AS

Nenhum comentário:

Postar um comentário