A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

I Simpósio da memória, identidade de Ipu

Data: 17/02/2009
Nome: RICARDO MARTINS ARAGÃO
E-mail: ricardo.boris@gmail.com
Assunto: Simpósio da Cidade de Ipu

Lendo as considerações do Guto, que representou a AFAI no I Simpósio da Cidade de Ipu, me alegrou sua sugestão de se implantar a disciplina de História do Ipu aos alunos do ensino fundamental em nossa cidade.

Acredito, inclusive, que a falta de conhecimento sobre nossa história cria cidadãos sem compromisso com seu próprio torrão. Ao contrário, se desde cedo, nossas crianças passarem a conhecer a origem de nossa terra, sua história, tradições, riquezas e peculiaridades em geral, através de aulas regulares de História do Ipu, estarão absorvendo não apenas esse conhecimento, mas toda uma carga de compromissos e responsabilidades para a perpetuação dessa história. Um legado que deverá transcender gerações.

Através do Guto, presidente de nossa associação, a AFAI se fez presente a este tão importante evento e, certamente, será parceira em todas as ações que digam respeito ao engrandecimento de nossa cidade.

Louvável também participação da administração pública municipal que se fez representar por diversos secretários no referido simpósio e, certamente, estará engajada em ações que visem o resgate de nossa história, a começar pela manutenção de nosso patrimônio público (casarões, riacho, bica, etc). Já seria um excelente começo!

Iniciativas dessa natureza, com o engajamento da sociedade civil organizada, através de entidades como AFAI, Grupo Outra História, Universidades, etc, combinadas com a boa vontade e o interesse dos poderes públicos constituídos, só nos enchem de esperança para, em breve, finalmente, tratarmos nosso Ipu com dignidade, respeito e cuidado para que, assim, as gerações futuras possam não apenas usufruir de suas boas qualidades, mas, principalmente, não percam o vínculo com suas raízes.

Parabéns aos organizadores do I Simpósio da Cidade de Ipu pela belíssima iniciativa!


Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário