A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ipu - terra das motos

Data: 28/01/2009
Nome: Tobias Marques Sampaio
E-mail: tobsam@oi.com.br
Assunto: Pilotar com Prudência

Andar com Prudência

Ipu parece merecer o título de “terra das motos”, um titulo nada cabal ou auspicioso, mas não há nada que se possa fazer para não ser, para que não haja o gosto pelo veiculo de duas rodas, combatido por uns pelo perigo iminente que ostenta e a liberdade que produz para os seus condutores.

Ao ver um motociclista conduzindo seu veículo nos perguntamos pela segurança, item que deveria ser prioridade em todos os tipos de locomoção. E dentro da segurança exigida o capacete deveria ser o principal assessório seja em pequenas ou longas distâncias.

O Ipu parece viver mesmo em duas rodas. seja viajando pelo sertão seco ou pela íngreme Serra da Ibiapaba lá estão os motoqueiros buscando subsídios para sua sobrevivência, arriscando, às vezes a vida. Diria Euclides da Cunha: “o ipuense é antes de tudo um herói”. Mas arriscar a própria vida ou de outrem está longe de ser considerado um ato de heroísmo. Herói não usa arma, usa capacete e não põe em dúvida seus atos, é um bombeiro, por exemplo, que salva com toda prudência de um profissional capacitado.

Portanto caros motoqueiros, aquilo que salva não pode prejudicar. Se os muitos equipamentos de salvação, de um veiculo tão simples, são exigidos, cabe aos caros praticantes se aliarem a eles em proveito próprio e de sues coadjuvantes parceiros de viagem.

Sabe-se que muitas campanhas são feitas, mas o resultado positivo é ínfimo e vidas se vão como se a teimosia lutasse para ganhar uma briga que procura a paz cada dia que passa.
Já falta o que pensar para educar os condutores de motor ser mais atentos e por que não, mais responsáveis?

Se o desejo de muitos ipuenses é pilotar uma motor, que seja também o desejo de todos cuidar de si e dos muitos pilotos que, pelas estradas esburacadas, pavimentadas, retas, curvas, molhadas circulam e não façam da sua vida um fiasco, ela é um patrimônio impagável.

Abraços deste amigo dos filhos de Ipu

Com Prudência, Tobias Marques Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário