A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Academia Ipuense convida para o lançamento “De Corpo e Alma”

///
A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes tem a satisfação de convidar V. Sa. e família para o lançamento do livro:

De Corpo e Alma – Trajetória de Thomaz de Araújo Corrêa – Ícone do Ipu, de autoria de Luísa Elisabeth Timbó Corrêa Furtado e Emmanuel Teófilo Furtado, em homenagem ao seu Presidente de Honra, Dr. Thomaz de Araújo Corrêa, a realizar-se às 20h do dia 02 de julho de 2011, no Patronato Souza Carvalho.

A venda dos exemplares, no evento, será revertida para a reforma da Igreja Matriz de São Sebastião de Ipu.


Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes
Instituição de utilidade pública do Ipu
- Lei nº 284, de 13 de maio de 2011

João Pereira Mourão, diretor de publicação e marketing

Biênio 2010/2011

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Falecimento do vereador Nilson Rufino

Nossos sentimentos à família do vereador Nilson Rufino!

A Associação dos Filhos e Amigos do Ipu se solidariza com a família do vereador Nilson Rufino Moreira pelo seu falecimento ocorrido no dia de hoje (27), pouco antes de meio-dia, na cidade de Ipu.

Nilson Rufino se dedicou a vida inteira à agropecuária e, mais recentemente à política. Nilson Rufino era vereador com diversos mandatos, tendo ocupado o cargo de presidente da Câmara Municipal de Ipu por duas vezes.

Pessoa amiga e prestativa, Nilson Rufino era de família tradicional de Ipu, a do patriarca Ozório Rufino, também de saudosa memória.

À família, nosso mais sincero abraço de apreço e solidariedade neste momento de tamanha dor.

Que Deus conceda muita força e resignação à sua mãe, Domitila, aos seus irmãos, filhos e todos os familiares!


Diretoria da AFAI

sexta-feira, 24 de junho de 2011

BICAD@S DE IPU – De bica ou de bico, conforme os acontecimentos !

via blog do jpMourão

>
@ Deverá ser na Câmara Municipal de Ipu, dias 7, 8 e 9 de julho deste 2011, o Curso de Cerimonial e Protocolo para Eventos, promovido pela Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes. Grátis para acadêmicos e ao preço de 20 reais para os não membros da Academia Ipuense, ele será ministrado pelo acadêmico José Sólon Sales e Silva, As inscrições podem ser feitas na Livraria Companhia do Livro, Rua Padre Mororó, 356, Centro, Ipu, Ceará.

@ Parabéns ao ipuense José Alencar Soares, radicado em Brasília (DF), pelo transcurso, ontem de seu aniversário natalício. Ipu tem de tudo em toda parte do globo terrestre, até um (e único): Alencar “Sete Cordas”. Parabéns Alencar!

@ Cumprimento a Associação dos Filhos e Amigos do Ipu (AFAI), através de seu presidente, João Tomaz Lourenço Martins, pelo êxito da “I Gincana Cultural Sabedoria do Pajé”, realizada na Casa da Cultura do Ipu. Parabéns João Tomaz, parabéns demais diretores da AFAI, parabéns escolas, professores e alunos participantes. Com ela, Ipu elevou-se !

@ Enquanto a AFAI ganha um DEZ com louvor pela Gincana, o orelhão parabólico da Cada da Cultura recebe ZERO com total desaprovação. Minha, por que, quem permitiu e quem a colocou, com certeza estão aplaudindo.

@ Por outro lado, segundo o presidente da AFAI, João Tomaz Lopurenço Martins, o pátio à frente da Casa de Cultura Professora Valderez Soares é um estacionamento de caminhões e caçambas à espera de cargas. Quanta cultura !

@ A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, por seu presidente, Sebastião Valdemir Mourão, está divulgando novo edital chamando candidatos para a eleição de preenchimento de vagas de acadêmicos titulares. São para as cadeiras 9 e 36, que têm como patronos Moacir Alves Timbó e Francisco das Chagas Paz, respectivamente.

@ Verdade é verdade, não há o que contestar! Ao som do Hino do Ipu, veja o estado em que se encontra a Praça Delmiro Gouveia, na bela e amada(?) Ipu, filmada em 17 de junho deste 2011, pela equipe do recomendado e corajoso Blog Aconteceu Ipu, do conterrâneo Afrânio Soares. O filme também está no meu http://www.blogdojpmourao.com/

@ Amanhã (22/06), a partir das 18 horas, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Acaraú, Ceará, vai realizar o I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú. É no auditório da Escola Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, no bairro Monsenhor Edson Magalhães, daquela cidade.

@ Airton Soares vai ficar bêbado no dia 30 deste mês, no Centro Cultural Oboé, da Rua Maria Tomásia, em Fortaleza, Ceará. Mas, por qual motivo? Depois eu digo. E em julho, também no Oboé, será lançado mais um livro da sua lavra.

@ Com certeza, Ipu precisa de um jornal impresso que fale.

* * * * * *
Partido (ou lado), como sempre, só um: o Ipu !

sábado, 18 de junho de 2011

Academia Ipuense expede novo edital para preencher vagas no seu Quatro de Acadêmicos

>
A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, por seu presidente, Sebastião Valdemir Mourão, está divulgando novo edital chamando candidatos para a eleição de preenchimento de vagas de acadêmicos titulares, com o seguinte teor:


ACADEMIA IPUENSE DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES
EDITAL: ELEIÇÃO PARA ACADÊMICOS

A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, conforme seu estatuto, declara vagas as cadeiras de nº 9 e 36, cujos patronos são, respectivamente, Moacir Alves Timbó e Francisco das Chagas Paz.

Nesta ocasião, está aberta a inscrição para receber propostas, para eleição de Acadêmico Titular das referidas vagas, conforme condições abaixo:

a) Acadêmicos Titulares são aqueles que, eleitos sem distinção de sexo, raça, credo ou idade, compõem o quadro das quarenta cadeiras da entidade.

b) Somente poderá ser Acadêmico Titular quem for escritor, cientista, artista de relevo ou pessoa de notória cultura ligada a movimentos culturais de comprovada relevância, ipuense ou não, que resida no município de Ipu, Fortaleza ou cidades vizinhas destas; que se dedique ou tenha se dedicado às coisas do Ipu e assuma compromisso de frequentar as sessões mensais, conforme o regimento.

c) A qualidade de Acadêmico Titular é perpétua, salvo:
I - renúncia expressa pelo Acadêmico;
II - mudança definitiva de domicílio para fora dos municípios citados no item b acima. Neste caso, automaticamente, haverá transferência para o quadro de acadêmicos correspondentes.
III – descumprimento de suas obrigações pecuniárias e de frequência, em conformidade com este Estatuto e com o Regimento, sem justificativa expressa plausível.
d) O candidato deverá enviar carta solicitando sua inscrição, acompanhada de currículo, cuja comprovação poderá ser solicitada a posteriori, para a Caixa, Postal 55 – Ipu, Ceará, CEP 62.250-000 ou enviar pelo e-mail academia.ipuense@gmail.com, até o dia 10 de agosto deste ano.

e) No caso de aparecerem mais de dois candidatos, serão eleitos os dois mais votados, cabendo ao mais votado escolher seu patrono.

Ipu, 11 de junho de 2011

Sebastião Valdemir Mourão
Presidente

terça-feira, 14 de junho de 2011

BICAD@S DE IPU –

De bica ou de bico, conforme os acontecimentos !

=============================


@ Hoje, cada ipuense é um ponto de interrogação. Veja: por qual fábula um marginal fabuloso, ex-vereador (que vergonha), iria incluir o prefeito do Ipu na lista de pessoas marcadas para morrer?

@ Você se lembra qual o ex-prefeito ainda vivo que mais realizou pelo Ipu? Se possível, responda na ENQUETE desta semana do meu www.blogdojomourao.com/ Nós, ipuenses, estamos a precisar de espelho refletido.

@ Ouvindo as conversas dos confrades da AFAI, aos sábados à tarde, no Náutico, toma-se conhecimento de cada uma... O futuro vereador Paulão, por exemplo, é um vulcão em erupção. Aguenta, Ipu!

@ A restauração da Igrejinha do Quadro, segundo o blog SOS Igrejinha: “Cal e nada mais.” Será ?

@ Vai ser no Ipu, Ceará, o I Encontro Cearense de Escritores. Deverá contar com a participação de escritores, editoras do Brasil e do mundo. A promoção é da Diretoria Avançar da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes. O evento, já está certo, acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de setembro deste 2011. IPU – DOS JORNAIS PARA O LIVRO estará com todos os escritores e editoras presentes a esse acontecimento cultural.

@ Dia 21 (próximo), as 19 horas e 30 minutos, no Centro Cultural Oboé, Fortaleza, Ceará, o lançamento do livro Academia Cearense de Letras e o Palácio da Luz, de José Murilo Martins e Regina Pamplona Fiúza. O convite é do presidente da entidade, acadêmico Pedro Henrigue Saraiva Leão. Obrigado, Pedro Henrigue.

@ Amanhã, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Bando Central do Brasil proporcionam evento intitulado Conheça o seu Dinheiro. Serão apresentados os meios de identificação dos elementos de segurança da segunda família de cédulas do Real. O evento vai acontecer no Auditório Gervásio de Pegado, da CDL de Fortaleza, Rua 25 de Março, 882, partir das 18 horas. O facilitador é Jordan Alisson Pereira, analista do Banco Central.

@ Desde criança que ouço dizer: PAUlóccio que nasce torto morre torto!


@ Amanhã, começa na Casa de Cultura do Ipu a I Gincana Cultural "Sabedoria do Pajé", uma iniciativa da Afai com o fito de socializar, na categoria estudantil, a importância da cultura e da história da nossa terra. Participam alunos da 4ª a 9ª série das escolas Maria Eunice, Valdemira Coelho, Abdias Martins, Moacir Alves Timbó, Nossa Senhora de Fátima, Monsenhor Moraes e Mundo Encantado.

@ Sábado próximo a Diretoria da Afai estará se reunindo no auditório da Casa de Cultura Professora Valderez Soares, Ipu, Ceará. Ela vai avaliar I Gincana Cultural "Sabedoria do Pajé"; apresentar o projeto de inclusão social pelo líder comunitário e diretor da Afai, Jocélio Miranda; tratar de assuntos relacionados a Casa Osvaldo Araújo – sedes da AFAI e da Academia Ipuense, entre outros assuntos

@ Na Academia Ipuense o show foi do cantor e poeta Diassis Martins, no momento cultural da reunião da Diretoria Avançar, sábado, na sede da Academia Cearense Letras. A reunião virou forró e o salão da ACL pista de dança. O AS achou pouco e declamou.

@ Acada dia que passa vê-se que o Ipu precisa de um jornal impresso que fale.

jpMourão

(João Pereira Mourão)


Partido (ou lado), como sempre, só um: o Ipu !

Data: 14/06/2011

Nome: JOÃO PEREIRA MOURÃO

E-mail: jpmourao.imoveis@jpmourao.com.br

Assunto: Coluna

via: Site da AFAI – Livro de visitas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Gomes Farias

O deputado Ely Aguiar (PSDB) foi operado do joelho. O parlamentar que caminhava com dificuldade foi obrigado a fazer a cirurgia. O procedimento foi um sucesso mas exige tempo para a recuperação. “Vou passar dois meses sem andar por ordem médica”, informou o parlamentar.

Os médicos orientaram que após 60 dias Ely Aguiar passe a usar muletas em caminhadas curtas. Por causa do procedimento cirúrgico Ely Aguiar está de licença da Assembleia Legislativa e da TV Diário por 120 dias. Na TV Diário está sendo substituído pelo apresentador Marcos Lima, titular do Rota 22. O apresentador do programa “Os Malas e a Lei” volta em setembro.

Na Assembleia, Gomes Farias, primeiro suplente do PSDC assumiu a vaga.

Blog do Roberto Moreira
Caderno: POLITICA

- - - via blog IPU Notícias

Academia Ipuense traz escritores do Brasil e do mundo para encontro no Ipu


>
A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes promove, no Ipu, distante 285 km de Fortraleza, Ceará, o Iº ENCONTRO CEARENSE DE ESCRITORES. Será nos dias 16, 17 e 18 de setembro deste 2011, com os objetivos de divulgar o escritor no interior do país e discutir a situação editorial e distribucional de livros de nossos escritores.

Estão convidados a participar deste ENCONTRO escritores e editoras do Brasil e do mundo, inscritos mediante o envio de dados, até o dia 31 de agosto/2011, através dos seguintes e-mails: academia.ipuense@gmail.com ou professor.mourao@hotmail.com/ inclusive para outras informações, que se fizerem necessaries.

Inscrição

Para inscrever-se o escritor ou editora deve enviar nome, endereço com código postal; telefone, e-mail, nome artístico, título da(s) obra(s) que será(ao) divulgada(s); especificação do assunto da palestra para 15 minutos, que poderá ser sobre sua obra ou sobre a situação editorial do país.

O evento pode ser assistido por escritores inéditos ou não e qualquer pessoa interessada em leitura e editoração.

Hospedagem

Gratis para os 5 (cinco) primeiros escritores inscritos, a hospedagem oriunda de Fortaleza, do Brasil ou de outro país sera por conta do escritor participante, variando, a diária em pousadas (com café da manhã), entre R$ 40,00 e R$ 70,00 por pessoa.

O encontro proporcionará também passeios turísticos à Bica do Ipu - queda d’água de 128m de altura -, aos prédios históricos, e visita, no domingo (18 de setembro de 2011), à Gruta de Ubajara, a 70km de Ipu, Ceará.

Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes
Instituição de utilidade pública do Ipu
- Lei nº 284, de 13 de maio de 2011

João Pereira Mourão, diretor de publicação e marketing

Biênio 2010/2011

domingo, 12 de junho de 2011

96 anos do seu Caninha, irmão da Dona Fair Melo

Aniversaria na data de hoje - 12 de junho - meu querido irmão "Caninha", que completa 96 anos de idade.

Tentei lhe parabenizar por telefone, mas não consegui.

Deixo aqui um abraço e um beijo carinhoso pra você.

Sua irmã,

Fair Melo

Data: 12/06/2011

Nome: MARIA DO CARMO MELO MESQUITA - FAIR MELO

E-mail: fairmelo@gmail.com

Assunto: Parabéns, meu irmão !

Valdemir Mourão será candidato a prefeito do Ipu.

Ontem, sábado (11), durante o tradicional encontro da Confraria de Afaienses no Clube Náutico de Fortaleza (CE), o professor Valdemir Mourão anunciou que será candidato a Prefeito do Ipu, nas próximas eleições .

Perguntei por qual partido, mas o Presidente da AILCA, pediu aos presentes para manter essa informação, por enquanto, em segredo. Em breve, o nome do partido será divulgado.

Meus sinceros votos de boa sorte ao amigo Professor Valdemir Mourão na sua nova empreitada.

PR

via SITE DA AFAI - Livro de Visitas

Nome: PAULO ROCHA

E-mail: paulurocha@uol.com.br

Assunto: Valdemir Mourão será candidato a prefeito do Ipu.

sábado, 11 de junho de 2011

Edital de convocação da Academia Ipuense

via blog do jpMourão

>
A fim de preencher vaga de acadêmico titular, a Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes está expedindo edital de convocação, assinado pelo seu presidente, acadêmico Sebastião Valdemir Mourão, conforme abaixo:

ACADEMIA IPUENSE
DE LETRAS,
CIÊNCIAS E ARTES
EDITAL DE CONVOCAÇÃO.

A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, conforme seu estatuto, declara vaga a cadeira nº 36, cujo patrono é Francisco das Chagas Paz. Nesta ocasião, está aberta a inscrição para receber propostas, para eleição de Acadêmico Titular da referida vaga, conforme condições abaixo:

a) Acadêmicos Titulares são aqueles que, eleitos sem distinção de sexo, raça, credo ou idade, compõem o quadro das quarenta cadeiras da entidade.

b) Somente poderá ser Acadêmico Titular quem for escritor, cientista, artista de relevo ou pessoa de notória cultura ligada a movimentos culturais de comprovada relevância, ipuense ou não, que resida no município de Ipu, Fortaleza ou cidades vizinhas destas; que se dedique ou tenha se dedicado às coisas do Ipu e assuma compromisso de frequentar as sessões mensais, conforme o regimento.

c) A qualidade de Acadêmico Titular é perpétua, salvo:
I - renúncia expressa pelo Acadêmico;
II - mudança definitiva de domicílio para fora dos municípios citados no item b acima. Neste caso, automaticamente, haverá transferência para o quadro de Acadêmicos Correspondentes.
III – descumprimento de suas obrigações pecuniárias e de frequência, em conformidade com este Estatuto e com o Regimento, sem justificativa expressa plausível.

d) O candidato deverá enviar carta solicitando sua inscrição, acompanhada de currículo, cuja comprovação poderá ser solicitada a posteriori, para a Caixa Postal 55 – Ipu, Ceará, CEP 62.250-000 ou enviar pelo e-mail academia.ipuense@gmail.com , até o dia 10 de agosto deste ano.

Ipu, CE, 11 de junho de 2011
Sebastião Valdemir Mourão Presidente

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Segredo - Academia Ipuense vira forró

///
Não era pra dizer, mas calado não posso ficar: o momento cultural da reunião de sábado (11), da Diretoria Avançar da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, no Palácio da Luz, Fortaleza, Ceará, vai ser iluminado com o forró do grande ipuense Diassis Martins.

Forró

O nome forró deriva de forrobodó, "divertimento pagodeiro", segundo o folclorista Câmara Cascudo. Tanto o pagode (que hoje designa samba) como o forró são festas que foram transformadas em gêneros musicais, e os acadêmicos ipuenses também apreciam o entretenimento do pagode.

Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes
Instituição de utilidade pública do Ipu
- Lei nº 284, de 13 de maio de 2011

João Pereira Mourão,

diretor de publicação e marketing
Biênio 2010/2011

Academia Ipuense pede...

Academia Ipuense pede para você não se contentar com pouco: Ajude a excluir os acadêmicos apáticosAcademia Ipuense pede para você não se contentar...

///
Será sábado (11), às 10 horas, na sede da Academia Cearense de Letras (Palácio da Luz), Rua do Rosário, 1, Centro, Fortaleza, Ceará, a reunião deste mês da Diretoria Avançar da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes.

Na ordem do dia está previsto a exclusão de membros inadimplentes e ausentes às atividades acadêmicos; redistribuição da Revista Acadêmica (2010); nova data e preço do Curso de Cerimonial e Protocolo para Eventos, a ser ministrado no Ipu pelo acadêmico e professor José Solon Sales e Silva; e indicação para o Troféu Cultural Delmiro Gouveia (Uma personalidade viva e outra in memória).

Expediente

No expediente deverá haver as comunicações dos acadêmicos; da publicação dos livros da Academia Ipuense neste 2011; acertos sobre a galeria e o fardão dos acadêmicos; excursão para a cidade de Delmiro Gouveia, Alagoas, no período de 07 a 10 de outubro, para participar da semana cultural daquela comuna alagoana, pro ipuense e visionário Delmiro Gouveia.

Ao final, cumprimentos e aplausos aos acadêmicos aniversariantes de maio: Abílio Lourenço Martins, Maria Vanda Torquato Scorsafava e Sebastião Valdemir Mourão.

Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes
Ethice Reverentia Dignitas
(Ética – Respeito – Dignidade)

Instituição de utilidade pública do Ipu
- Lei nº 284, de 13 de maio de 2011

João Pereira Mourão,
diretor de publicação e marketing
Biênio 2010/2011

///

terça-feira, 7 de junho de 2011

ACADEMIA IPUENSE - Reunião - 11 de junho - Fortaleza

AILCA - CNPJ: 09.585.623/0001-48.

Pauta da reunião de 11-junho-2011

Local: PALÁCIO DA LUZ, Nº 1 – Centro – Fortaleza – Ce. Sede da Academia Cearense de Letras.

Horário: 10h - MOMENTO ADMINISTRATIVO:

  1. Leitura da ata da sessão anterior;

  2. Expediente:

  3. Comunicações dos membros da AILCA;

    1. Folha Acadêmica;

    2. Publicação dos livros da AILCA;

    3. Matérias para a próxima FOLHA ACADÊMICA;

    4. Galeria dos acadêmicos e Fardão das acadêmicas;

    5. Comunicar Entrega de material escolar para as crianças da Escola Municipal da comunidade dos Cajueiros.

    6. Viagem: excursão para a cidade Delmiro Gouveia, Alagoas, de 7 a 10 de outubro para participar de semana cultural.



  1. ASSUNTOS DA ORDEM DO DIA:



    1. Exclusão de membros inadimplentes e ausentes;

    2. Sugestão de assuntos para a próxima ordem do dia;

    3. Redistribuição da revista da Academia;

    4. Nova data e preço do curso “Cerimonial”;

    5. Indicação para o Troféu Cultural Delmiro Gouveia (Uma personalidade viva e outra in memória).


Horário: 11h - MOMENTO CULTURAL – Comemoração do dia das mães.


DATAS COMEMORATIVAS:


5. Dia mundial do meio ambiente;

  1. Dia da Língua Portuguesa; Dia da raça;

12. Dia dos namorados;

13. Dia de Santo Antônio

14. Dia universal de Deus;

18. + do escritor Português José Saramago;

21. * Machado de Assis;

24. Dia de São João;

26. Dia folclórico de Parintins;

27. * Guimarães Rosa;

29. Dia de São Pedro; Dia do Papa; Dia do Pescador;


ACADÊMICOS ANIVERSARIANTES NO MÊS DE MAIO:


9. Abílio Lourenço Martins;

16. Maria Vanda Torquato Scorsafava;

24. Sebastião Valdemir Mourão.

BICAD@S DE IPU – De bica ou de bico (de águia ou de pato), conforme os acontecimentos !

///
@ A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes é instituição de utilidade pública do Ipu. A Câmara Municipal aprovou por unanimidade a petição da presidente da Casa, vereadora Carmem Pinto, e o prefeito Sávio Pontes sancionou a Lei nº 284, no dia 13 de maio de 2011. A confirmação do prefeito não foi na Cova da Iria, em Portugal, foi no Ipu, Ceará.

@ Na Cova da Iria, a 13 de maio, no céu apareceu a Virgem Maria. E no Ipu, a caneta do prefeito Sávio Ponte confirmou a decisão da Câmara a favor da Academia Ipuense e do Ipu. Aqui, como ipuense, manifesto meus agradecimentos à vereadora Carmem Pinto, à Câmara Municipal e ao prefeito empreendedor, Henrique Sávio Pereira Pontes.

@ Gostei da observação do confrade Paulo Rocha (30/05), feita no Livro de Visitas do sítio da AFAI sobre a Cada Osvaldo Araújo, especialmente quando ele disse: “Vale - e como - a pena um esforço maior de todos que gostam do Ipu, em defesa da preservação do seu patrimônio histórico. Tombar sem preservar não faz sentido.”

@ E por falar em preservar, quando é que vão corrigir a colocação dos orelhões parabólicos nas meias paredes da Estação Ferroviária (semi restaurada, mas já reinaugurada) e da Cada da Cultura do Ipu? Ou a colocação delas como encontram-se foi por excesso de intelecção e assim vão ficar, exibindo como que o emblema da cultura política e administrativa do Ipu?

@ Foi triste ver o filme veiculado no Blog do conterrâneo Afrânio Soares mostrando o estado em que se encorna o Terminal Rodoviário do Ipu, Ceará, construído na administração Simão Martins.

@ A Diretoria Avançar da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, na sua reunião do mês de maio, realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação do Ipu, presidida pelo acadêmico Sebastião Valdemir Mourão, aprovou a exclusão do acadêmico Antônio Iramar Miranda Barros, do quadro de acadêmicos da AILCA, por motivo de seu desinteresse e ausência total das reuniões e eventos.

@ Por outro lado, o acadêmico e professor Francisco de Assis Martins (Chico Melo) fez doação de 150 livros para a Biblioteca Monsenhor Gonçalo de Oliveira Lima, da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes. E o presidente Valdemir Mourão doou material escolar e brinquedos à Escola Municipal Antônio Irene, instalada no bairro Cajueiros.

@ Uma comitiva de acadêmicos ipuenses e amigos visitarão a cidade alagoana de Delmiro Gouveia, no período de 07 a 10 de outubro próximo. O passeio será estendido até a hidrelétrica de Paulo Afonso e o apoio logístico será dado pelo acadêmico José Solon Sales e Silva.

@ Após novo contato com a gráfica editora, os organizadores da REVISTA ACADÊMICA Nº 2 (Poesias e Prosas para o Ipu – 171 anos) resolveram prorrogar, ATÉ O DIA 15 DESTE MÊS, o prazo para entrega de trabalhos pelos acadêmicos e acadêmicos correspondentes, que desta edição ainda desejarem participar como coautores, ingressando no seleto grupo da imortalidade literária da terra de Iracema e do visionário industrial Delmiro Gouveia.

@ “De Corpo e Alma: Trajetória de Thomaz de Araújo Corrêa - Ícone de Ipu”, de Luisa Elizabeth Timbó Corrêa Furtado e Emmanuel Furtado, lançado em Fortaleza dia 29 de abril último, terá novo lançamento dia 09 de julho que vem no Ipu, Ceará, em reunião da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes. Coordenam o evento as acadêmicas Maria das Graças Aires, Aldânia Soares, Natália Viana e Carmita Aragão.

@ Na notícia da reunião da Academia Ipuense de sábado (11), às 10 horas, ela pede para os acadêmicos não se contentarem com pouco, votando, no encontro, a exclusão dos acadêmicos apáticos. A reunião será realizada na sede da Academia Cearense de Letras (Palácio da Luz), Rua do Rosário, 1, Centro, Fortaleza, Ceará.

@ Se a igreja de Nossa Senhora do Desterro (Igrejinha do Quadro) tiver a restauração concluída sem que o busto de monsenhor Gonçalo de Oliveira Lima seja colocado em dos seus lados, a inauguração vai deixar muito a desejar, assim como a da Estação Ferroviária. Monsenhor Gonçalo é parte do seu precioso acervo religioso.

jpMourão
(João Pereira Mourão)

domingo, 5 de junho de 2011

Lei nº 284, de 13 de maio de 2011, que confirma a Academia Ipuense como instituição de utilidade pública do Ipu. Veja:

///
Os agradecimentos verdadeiros à vereadora Carmem Pinto,
à Câmara Municipal e ao prefeito Sávio Pontes.


Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes
Ethice Reverentia Dignitas
(Ética – Respeito – Dignidade)

João Pereira Mourão,

diretor de publicação e marketing
Biênio 2010/2011

sábado, 4 de junho de 2011

Ipualize-se!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

ESTAÇÃO, IGREJINHA, PARQUE DA BICA, CASA OSWALDO ARAÚJO E PATRIMÔNIO HISTÓRICO E AMBIENTAL DE IPU

A semana passada foi um período de farta movimentação por parte da nossa associação. Além das visitas às obras em andamento, no caso do restauro da igrejinha, parque da Bica e estação, a Afai participou de reuniões com o chefe do poder executivo municipal, Sávio Pontes, a superintendente do Iphan no Ceará, Juçara Peixoto, Paulo Renato, engenheiro da Secult e José Marcel Becker, restaurador da igrejinha, alem do ex-presidente da Afai, Guto Pontes e os atuais diretores Ricardo Aragão e João Tomaz (Tontim).

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

O Iphan juntamente com a Secult, farão um realinhamento do projeto como um todo da Estação Ferroviária, desde a restauração dos dois prédios, passando pela instalação dos vagões para abrigar a biblioteca.

Uma reunião com a direção da Transnordestina será agendada no sentido de dar seguimento a execução integral deste importante projeto. A Afai envidará os esforços necessários no sentido de colocar a sociedade ipuense ciente de cada passo rumo a plena execução do empreendimento.

IGREJINHA

O restaurador José Becker informou que passou três meses à frente de atividades extra-orçamento, situação peculiar em obras de restauro, tais como: drenagem, retirada de tinta velha, amarrações, contenções, limpeza de calhas e retirada de árvores.

A restauração propriamente dita está se iniciando com pintura de forras e janelas superiores e pintura externa.

O prefeito Sávio Pontes disse que até hoje nada foi repassado à Construmix. No entanto, já dispõe em seu poder de 50% do orçamento (R$ 301.000,00).

O engenheiro Paulo Renato (Secult), juntamente com os engenheiros da prefeitura e o restaurador José, farão um replanilhamento (do que foi feito dentro e fora do orçamento) para dar seguimento regular aos repasses, medições e pagamentos da obra. A previsão de término da restauração é final de agosto/2011.

PARQUE DA BICA

A Afai, mediante visita ao canteiro de obra, solicitou ao prefeito Sávio sua posição sobre alguns pontos levantados pelo engenheiro da empresa contratada:

Projeto hidráulico do restaurante - O prefeito dará os encaminhamentos necessários

Projeto do hotel - Sávio assegurou que o projeto do hotel está elaborado.

Locação topográfica - Toda a área abrangida pelo projeto está devidamente delimitada.

Área do antigo restaurante - O prefeito assimilou a ideia de instalar no local um “ponto de banho”.

Cronograma de obra - Sávio está seguro de que a obra está de acordo com o planejado. A fase 1 – Portal, totem e restaurante – está em fase de conclusão. Logo após a fase 2 será iniciada.

SEDE DA AFAI

A Afai apresentou à prefeitura o pleito desta contribuir no sentido de dotar o casarão Oswaldo Araújo de condições dignas de abrigar as sedes da Afai e Ailca, considerando que o referido prédio foi tombado pelo patrimônio histórico municipal através do decreto Nº 178 de 1/out/2008.

A prefeitura acatou o nosso pleito, argumentando que tem orçamento provisionado à esta finalidade.

Ficou acertado que a prefeitura fará o levantamento orçamentário dos pontos levantados – manutenção da instalação sanitária; instalação da tubulação de águas pluviais; restauração das portas e janelas; restauração e envernizamento do piso de madeira; colocação de lambri ou PVC em cinco compartimentos; colocação de tomadas, interruptores e luminárias -para tomar as providências cabíveis.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E AMBIENTAL

A prefeitura e Afai farão um ofício conjunto ao Iphan reivindicando a inclusão da PAISAGEM DA BICA como patrimônio histórico nacional, como também solicitando daquele órgão um levantamento do casario do Ipu, vislumbrando o seu correspondente tombamento.

Juçara Peixoto disse que caberia aos órgãos de meio ambiente o reconhecimento do riacho Ipuçaba em APA – Área de Preservação Ambiental.

Mais fotos:

Parque da Bica


Igrejinha

Pisando no chão do Ipu!

IPU - Eleições 2012


Faltando ainda pouco mais de 17 meses para a realização das eleições municipais de 2012, os partidos e lideranças políticas influentes já começam apresentar nomes, para disputa nas urnas, tanto para prefeito como para vereador no município de Ipu/CE.

As especulações já cria em nosso município um clima de começo de campanha eleitoral antecipada, gerando tensão nos atuais políticos, onde muitos deles temem o debate político e animando a política na cidade.

O quê tudo indica é que nessa campanha, como aconteceu na campanha de 2004 não serão apenas dois candidatos na disputa para prefeito, de uma certa forma fortalece, ainda mais a democracia política em nossa terra.

O uso da internet nos processos eleitorais e a exploração completa das mídias sociais como novos canais de comunicação faz com que cresça cada vez mais a chance de mais pessoas encararem esse desafio de se tornar um candidato, já que grande parte dos meios de comunicações nem sempre é uma opção acessível.

"Sejamos realistas: o eleitor está mais bem informado e consequentemente mais crítico, mas isso só será problema para o candidato que não conseguir acompanhar o novo momento político que a tecnologia tem trazido às sociedades" Christiane Liberatori

Nomes para 2012 em Ipu

Veja alguns nomes que o IN pesquisou, uns estão nas divulgados nas mídias da cidade e outros no debate político (boca a boca).
  • Maria Olinda Bezerra Martins (Tia Olinda) - Candidatura confirmada
Educadora - Busca uma vaga na câmara de vereadores de Ipu, sem informações sobre o partido para disputa.
(Informações Divulgadas no Blog do Afrânio Soares)
  • Dr. Luiz de Gonzaga Timbó Corrêa - Apenas especulações
Médico e atual vice prefeito, especulações sobre um possível candidatura ao cargo de prefeito fazendo oposição a atual gestão onde foi eleito como vice, boatos dizem que existiria uma suposta aliança com a ex-prefeita de Ipu, Corrinha Torres.
(Informações não oficiais, o médico não confirma os comentários)
  • José Ivonaldo Mendes Martins (Naldo Mendes) - Confirmada a pré-candidatura
Corretor de imóveis, filho do Senhor Didé Martins, buscará uma vaga como candidato a prefeito pelo partido PHS.
(Informações divulgadas no Blog do Prof. Kléber Teixeira)

  • Elisafran Carneiro Mororó - Pré-candidatura confirmada
Empresário do ramo da construção civil, membro da família Mororó onde tem bastante influência na política de Ipu, partido ainda não definido
(Informações do próprio empresário)
  • Valdemar de Sousa Camelo (Demar Bárbara) - Pré-candidatura confirmada
Oficial de Justiça desde 2009 e estudante de direito, buscará uma vaga na câmara de vereadores de Ipu, pretende disputar no partido PT onde é da base aliada do atual prefeito.
(Informações do próprio pré-candidato)
  • Francisco Martins de Sousa Torres (Coronel Martins) - Apenas especulações
Coronel da reserva e Engenheiro do IME (Instituto Militar de Engenharia), irmão do ex-Prefeito Simão Martins (1997-2000) e presidente do PP (Partido Progressista) de Ipu, colocará seu nome a disposição da sociedade nas eleições de 2012 como candidato a Prefeito.
(Informações Blog. Kléber Teixeira)
  • Francisco Robson Lima Miranda (Robson Miranda) - Apenas especulações
O ex-candidato a Prefeito de Ipu pelo PT, nas eleições de 2004, atualmente é empresário do ramo de cosméticos, possivelmente será mais um candidato a prefeito de Ipu com o novo partido
(Informações do próprio pré-candidato)