A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 10 de março de 2010

CONCEIÇÃO VIANA A 1ª VEREADORA DE IPU

.


















MARIA DA CONCEIÇÃO VIANA FEZ HISTÓRIA - Filha de Francisco de Assis Viana e Maria Ivone Aragão Viana, nascida em 8 de dezembro de 1936, Fortaleza/Ceará, cursou do 1º ao 5º ano primário na Escola Normal Rural, com a construção e funcionamento do Patronato Souza Carvalho, veio complementar seus estudos, 2 anos e 3 anos no normal, no dia 7 de dezembro de 1954, recebeu sua colação de grau como Professora Primária, ano seguinte, recebeu as melhores notas no concurso para professora em Fortaleza na Escola Normal Justiniano de Serpa.

Em 1956, foi nomeada pelo Governo Paulo Sarasate para leionar na Escola Isolada de Abílio Martins. Transferiu-se para o Grupo Escolar de Ipu, lecionou por 5 anos na Escola Delmiro Gouveia, foi Vice-Diretora da Escola Auton Aragão onde foi Professora de História. Entrou na política em 1972, como a primeira mulher vereadora a ocupar cargo na Câmara Municipal de Ipu. Foi Secretária da Câmara Municipal no 1º Biênio de seu mandato tendo sido autora do primeiro Título de Cidadão Ipuense, fundadora do 1º Time de Futebol, onde foi campeão por várias vezes em competições inter-escolares, fundou a Academia Mirim de Letras Raquel de Queiroz, tendo como Acadêmicos Mirins os alunos da 7ª e 8ª séries da Escola Auton Aragão.

Por vários anos promoveu shows artístico-culturais na Quadra do Grêmio Recreativo Ipuense, depois de 25 anos de trabalho, aposentou-se e dedicou-se na produção de peças teatrais no Auditório Nilo de Souza Carvalho (Patronato Souza Carvalho). No dia 14 de janeiro de 2006, foi eleita e empossada numa das cadeiras da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, recebeu vários diplomas de incentivo ao talento patrocinado pelo Banco Real, é portadora do diploma de Artes Cênicas, outorgada pelo Seminário de Teatro da UVA em 2004.

(Fonte: Livro Reminiscência do meu Ipu – Francisco das Chagas Lira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário