A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Palestra sobre MEMORIZAÇÃO na AILCA

Data: 13/12/2009
Nome: JOÃO PEREIRA MOURÃO
E-mail: jpmourao.imoveis@jpmourao.com.br
Assunto: MEMORIZAÇÃO NA AILCA

"AS” BOTA MEMÓRIA NA CABEÇA DOS ACADÊMICOS
==========================================

O poeta, ator e instrutor ipuense, acadêmico Airton Soares (AS), em reunião da Diretoria da AILCA – Academia Ipuense se Letras, Ciências e Artes – presidida pelo acadêmico Manuel Evander Uchôa Lopes, proferiu palestra subordinada ao tema: COMO MEMORIZAR COM CRIATIVIDADE. Na preleção, realizada na sede da Academia Cearense de Letras (ACL), ontem (12), o AS fez um resumo do seu Curso de Memorização, usando a metodologia do ABC - Aprendendo Brincando a gente Cresce. Nela, ele foi falando das técnicas de memorização, mostrando na prática como utilizar a memória de maneira criativa.

Teatralmente, o ator Airton Soares fez a introdução da palestra representando um “padre professor.” Ele entrou em silêncio e retirou um jaleco branco que cobria a DEM (Deusa - Espantalho da Memória?) e falou: ”Por favor, todos de pé.” Deu bom dia e perguntou aos decorantes e decorandas: “Aceitam de livre e espontânea vontade contrair matrimônio com a DEM?” “Aceitamos, sim!” Responderam todos. Então, acrescentou o padre professor: “Vocês estão dispostos e decididos a receberem no fundo do coração todas as suas filhas: memória imediata, memória de curso prazo, memória de longo prazo, memória episódica, autobiográfica, etc?” Todos afirmaram, “estamos, sim!”

Sem falar, ele mostrou os objetos que foi tirando do DEM – bule, caju, forma de gelo, mosca, penico, taça, entre outros – e representando alguém da plateia o personagem exclamou: “Jesus! Não acredito no que eu estou vendo. Será que este palestrante é doido ou será que ele está só se fazendo?” E continuou: “Mas... É preciso que se entenda, isto num tem nada a ver com memorização. Esse professor ta aqui por encomenda. Isto é uma tremenda da gozação... Vou chamar o Airton Soares para resolver esta situação...!”


A PALESTRA
------------------
O acadêmico Airton Soares começou a conversa, realmente, explicando a sigla “SIM” – M de motivo, I de interesse e S de sentido – e definindo memorização disse que “memória é a aquisição, formação, conservação e recuperação de informações”.

Sobre criatividade, o AS disse ser a “capacidade de inventar, fazendo o diferente.” Citando Fayga Ostrower, ele acrescentou que a “criatividade é um potencial inerente ao ser humano, por isso que é comum a toda gente,” adicionando que o propósito da criatividade é “solucionar problema, gerar oportunidade,” e que “a criatividade é um potencial próprio da condição de ser humano e a realização desse potencial uma de suas necessidades.”

Falando sobre a memória biológica e a memória artificial, o palestrante disse que “estamos sendo engolidos (ninguém quer mais pensar) pela memória artificial”. Prosseguindo, citou Mino (nosso cartunista): “Quem me vê calado assim pensando / não pode sequer imaginar / a vida que levo meditando / nas razões que procuro encontrar / e dirão, certamente - é um vagabundo / mas não sabem que o pensamento profundo é o campo em que estou a trabalhar.”

Reforçando este bloco, Airton Soares cantou, com a plateia, trechos da música FELICIDADE, de Lupcínio Rodrigues. “O pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar”. (Gancho da música: ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DA FANTASIA E DA IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM)

Para o ator e acadêmico Airton Soares eis as técnicas de memorização: “repetição, imagens mentais, técnicas dos espaços, palavras – chaves, siglário, números, rimas, etimologia.” Explicando passo a passo suas dificuldades em memorizar a poesia, diz a técnica utilizada para solucionar o problema, poetizando “Aula de Português,” de Drummond. Ao término da palestra, os participantes – em clima de total descontração - teceram comentários sobre a palestrAShow, do acadêmico Airton Pereira Soares.


O CURSO
-------------
Convém esclarecer que o Curso de Memorização, ministrado pelo palestrante Airton Soares, com cerca de oito horas duração, tem o objetivo de “propiciar ao treinando a descoberta do seu plano pessoal de estudo e de como aumentar e melhorar a retenção e resgate de informações importantes para utilização em cursos, palestras, provas de concursos, através da criatividade e de técnicas de memorização”, segundo ele.

As aulas do curso são participativas, apoiadas em “fundamentação conceitual, com trabalho em grupo, leitura e discussão de textos, estudo do conteúdo de filmes, dramatização e vivência de situações e jogos", esclareceu.

ETHICE REVERENTIA DIGNITAS
( Ética – Respeito – Dignidade )

jpMourão
(João Pereira Mourão)
Informação, opinião, aplauso, combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário