A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sábado, 12 de dezembro de 2009

Governo Lula

Data: 12/12/2009
Nome: Renam Lopes Moss
E-mail: renamlopesm@hotmail.com
Assunto: Fatos e Versões

Na TV, PT diz que Lula estabilizou economia. Ao lado de Dilma na propaganda do partido, presidente Lula turbina dados e ignora realizações de antecessores. Apesar de ter sido um crítico feroz do Plano Real, que em 1994 chamou de "estelionato eleitoral", e de ter brigado contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, o presidente Lula omitiu resultados das políticas econômicas dos governos Itamar Franco e Fernando Henrique e atribuiu ao seu governo, no programa do seu partido anteontem, o mérito da estabilização da economia. Lula exaltou conquistas dos sete anos do seu governo, turbinou números de empregos gerados no período, e prometeu que, em breve, o Brasil atingirá o patamar de quinta maior economia do planeta.
Historiadores e cientistas políticos contestam dados apresentados e criticam o tom de endeusamento de Lula, como se ele fosse o criador de toda a história recente do Brasil. Um trecho do programa diz que em 2002, "o país que tinha tudo, mas não tinha nada". Os governos Fernando Henrique e Itamar Franco, com o Real, conseguiram driblar uma inflação que beirava os dois dígitos, abriram a economia para entrada bilionária de investimentos, e fizeram privatizações bem-sucedidas na área de telecomunicações e outros setores.
O economista Marcelo Neri, chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, diz que a grande vantagem do bom momento que o Brasil vive, apesar da crise, é o resultado de 15 anos de boa política econômica e social. O brasileiro realizou um potencial que estava meio adormecido nas duas décadas anteriores. Fernando Henrique e Itamar plantaram e Lula colheu. E Lula plantou outro tipo de cultura de resultado mais imediato, como o Bolsa Família, que, na verdade, é a continuidade do Bolsa Escola do Governo FHC, avalia Neri.
Em 26 de junho de 94, candidato do PT à Presidência Lula bombardeava o Plano Real e uma pesquisa segundo a qual a maioria dos eleitores desejava a continuidade do Real, Lula disse: "O Plano ainda não foi implantado. Quero saber como é que a pesquisa foi conduzida para chegar a esse resultado. O povo está calejado e não vai cair em mais um estelionato eleitoral". E acabou derrotado por Fernando Henrique. Agora, no programa, cita todas as conquistas advindas da estabilização econômicas, como a criação de 12 milhões de empregos com carteira assinadas desde 2003, como suas conquintas.
São dados turbinados. O número da Fundação Getúlio Vargas é de 8,8 milhões de empregos no período, que já é muito bom. Não sei de onde tiraram este número, isso seria Alice no País das Maravilhas, contesta Marcelo Neri.
O historiador Marco Antonio Vila criticou o fato de o programa do PT mostrar todas as conquistas como fruto exclusivo da política adotada por Lula. Mas disse que não se surpreendeu, porque, para Lula, a história sempre começa com ele.
Pessoalmente ele sempre agiu assim e isso não é um ato falho, é uma estratégia, de apagar as figuras ou a história que vieram antes dele. Para Lula, o sindicalismo não começou com os anarquistas, mas com ele, em 1975. Em termos partidários considera que o primeiro partido dos trabalhadores foi o PT, que é ele. E age como se fosse o primeiro governo a colocar ordem no mundo, critica Vila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário