A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Busto do Monsenhor Gonçalo

Data: 21/12/2009
Nome: JOÃO PEREIRA MOURÃO
E-mail: jpmourao.imoveis@jpmourao.com.br
Assunto: ? Perguntinha da Semana (21 a 27/12/2009)

A IGREJINHA DO QUADRO MERECE O
BUSTO DO MONSENHOR GONÇALO??
???????????????????????????????

Graças à luta da Associação dos Filhos e Amigos do Ipu, e ao consentimento da Diocese, por intermédio do padre Raimundo Nonato Timbó, vigário da Paróquia ipuense, a Prefeitura Municipal decidiu contratar a arquiteta capixaba Juçara Peixoto, radicada no Ceará, para elaborar os projetos de restauração da Igrejinha do Quadro.

O contrato com a arquiteta Juçara, e sua equipe, foi assinado semana que passou, pelo prefeito do Ipu, Henrique Sávio Pereira Pontes, à presença do presidente da AFAI, Augusto Pontes (Guto).

Há concentração de esforços para que a maquete eletrônica seja apresentada ao público ipuense já no dia 16 de janeiro/2010, no Quadro da Igrejinha, por ocasião da 14ª Festa do Reencontro, que terá a apresentação ao vivo do cantor Benito di Paula, entre outros.

Na Igreja de Nossa Senhora do Desterro, popularmente chamada de Igrejinha do Quadro, o padre e depois monsenhor Gonçalo de Oliveira Lima - nascido no Ipu a 10 de janeiro de 1884 – exerceu quase todo o seu apostolado, tendo, inclusive, com muito esforço, concluído a sua construção.

A Igrejinha, sob os cuidados do monsenhor Gonçalo, sempre foi muito bem conservada como uma casa de Deus e de seus paroquianos, durante 40 anos. O monsenhor Gonçalo foi o quarto vigário do Ipu, segundo o professor Francisco de Assis Martins (Francisco Melo), e é na cripta dela que ele encontra-se sepultado, desde 11 de outubro 1955.

Ainda conforme o professor Francisco Melo, o monsenhor Gonçalo de Oliveira Lima era considerado, na Diocese de Sobral - a qual a paróquia do Ipu ainda pertence -, como a “Flor do Clero”. Esse título lhe foi dado “pelo seu extraordinário conceito junto aos seus paroquianos e aquele Bispado,” esclareceu.


? ? ? Conheci o monsenhor Gonçalo de Oliveira Lima, já com idade avançada. Assisti muitas missas rezadas por ele, casamentos e batizados. Ele foi um grande pároco, uma grande figura do Ipu de ontem, do século passado. Meu ponto de vista é que ele e outros conterrâneos jamais deverão ser esquecidos por nós, ipuenses. Portanto, de mãos postas, implorando, PERGUNTO:

Com a restauração da Igrejinha, que deverá ser concretizada no ano que vem, em consequência da luta da AFAI, da autorização da Diocese/pároco Nonato Timbó e da disposição de servir da Prefeitura Municipal de Ipu – leia-se prefeito Sávio Pontes – será que poderia ser acrescentado, em um de seus lados, a colocação do busto do monsenhor Gonçalo?

Será que a família Oliveira Lima poderia arcar com as despesas e o trabalho de construção e fundição em bronze do busto do saudoso monsenhor Gonçalo, para que esta justa homenagem não torne-se em mais uma preocupação para os executores da restauração da Igrejinha, por motivo dela não ter sido programada?

Devemos permitir que fiquem no esquecimento pessoas de relevo da bela terra de Iracema e Delmiro Gouveia, como o monsenhor Gonçalo de Oliveira Lima que, além de um grande sacerdote da sua época, recebeu em sua casa, no Quadro, diversas autoridades políticas e religiosas do Estado, para tratar de assuntos da maior importância para o Ipu e para os ipuenses?

jpMourão
(João Pereira Mourão)
Informação, opinião, aplauso, combate.

*****
► Quem é da AFAI faz o Ipu. Filie-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário