A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 20 de dezembro de 2009

ATCHIM!

Data: 20/12/2009
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: Que Estória é essa..?!

ESTÓRIAS & CAUSOS
cômicos de ipuenses - 02

ATCHIM!

Por João Antonio Martins

Era uma tarde, uma daquelas tardes comuns da nossa Ipu a época. Local: O Mercado Publico, mais precisamente ala dos açougues.

Silêncio sepulcral ante o fraco movimento, estávamos nos idos dos anos de mil e novecentos e cinquenta e nove, sessenta por ali.

Quebrando a quietude do momento, apenas o zumbizar das moscas ante a sepsia existente, apanágio desses locais, que infelizmente podemos constatar que atualmente aínda perdura.

Alí encontrava-me cumprindo mandado do meu pai, embuído do mesmo pedido de sempre, três quartas de carne com osso ou de fígado bovino , que ivariavelmente eram devolvidas e ou trocadas.

Institivamente a turma do "deixa disso" aglomera-se com o fito de evitar uma tragédia, eis que repentinamente ouve-se alguém em em alvoroço; Era o Antonio Cosme que com uma ameaçadora faca de doze polegadas a mão, puro instrumento de trabalho, diga-se,
"aberturava" seu compadre e xará Antonio Fortuna, hoje possuidor dos seus noventa e anos.

Todos infundidos de pavor aprochegaram-se, adrenalina a mil, até que seu Zé Jovita, num gesto mais audaz inicia a persuasão do pseudo e violento confrade. - Calma cumpadi Antoin, olhe qui você tem filho pra criar! Vamos arresolveir isso civilizadamente!

- Arresolver o que cumpadi Zé?

- Esse causo homi!

- Qui causo homi de deus?

- Este que o compadre tá querendo...

- Mas nun tem causo ninhum hmi !

Eu tava era contando contando pro cumpadi Antoi furtuna um plobema que sucedeu-se com minha sobrinha... "O noivo dela estava enrolando pra casar e eu tive que falar gorsso com ele..."

Ora todos ainda tensos com a cena, mas já aliviados, quando concomitantemente seu Marco Beluca, numa expiração, um violento e estrepitoso atchim! fê-los todos rir.

Foi uma algazarra geral, até hoje não saberia se do espirro, do alívio, da vergonha que passaram, da quebra-de-bico, da mancada,, da queda do cavalo, do bonde andando ou do mico que pagaram diante do teatral ato representado.
Você saberia ?

- ---------

01/09/2007
Fonte: site da AFAI – Artigos, Estórias & Causos, pág. 2
Acesso em 16/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário