A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

RIACHO IPUÇABA

Data: 09/09/2009
Nome: Francisco Lira
E-mail:
Assunto: RIACHO IPUÇABA

Caros internautas, você que não esteve presente na Audiência Pública, dia 03 de junho do ano corrente e, lá, expomos toda a situação em que se encontra o nosso Ipuçaba.

Temos a plena consciência do martírio do mesmo e há anos que venho lutando em prol do mesmo. Em momento algum iríamos fazer papel de irresponsáveis diante da atual situação. Infelizmente as pessoas não tem conhecimento REAL da situação e escrevem coisas que não são verídicas. A impressão que se tem, ao ler nos sites à respeito do Ipuçaba, é como se a Secretaria do Meio Ambiente comungasse com tudo o que está acontecendo. Terça-feira passada, dia 01 de setembro foi a data marcada pela SEMACE de uma audiência com o Superintendente da referida entidade, coisa que já esperávamos desde o início de junho. Lá na Semace expus toda a situação de acordo com a ATA da Audiência e slydes ora apresentado naquela ocasião a Dra. Rosimeire Coordenadora de Unidades de Conservação do Ceará, Dra. Glailma Campelo do Núcleo de Articulação de Gestores de Unidades de Conservação do Ceará, Dra. Angela do Núcleo de Multiplicadores em Educação Ambiental, alem dos Gerentes de APA’s Dra. Karine e Telma, frizei que devido a falta de suporte técnico por parte da SEMACE a situação poderia se tornar uma situação irreversível. Bati fortemente da falta de compromisso por parte dos mesmos, pois não se justificava uma Unidade de Conservação (APA DA BICA DO IPU) não existir até hoje o seu PLANO DE MANEJO E O SEU NÚCLEO GESTOR. Já faz mais de 10 anos e meio que nada foi providenciado. O Riacho Ipuçaba, desde a sua nascente até a queda da Bica, está restrita a Unidade de Conservação que é de responsabilidade da SEMACE e, onde tem uma área destinada a Unidade de Conservação do governo estadual não pode haver intervenção do governo municipal ou federal. Isto também não significa que o riacho não seja de responsabilidade nossa. As fotos mostradas elas realmente existem, como existem coisas piores, tais como muros de residências no sítio São João dentro do leito do Ipuçaba. A construção foi embargada pela SEMACE, acho desde o início do ano, quando na ocasião, havíamos denunciado tal agressão ao Ipuçaba.

O certo é que a Semace fechou os olhos pra tal situação como muito vinha assim procedendo. Devido à estes descabimentos e favorecimentos custaram ao Superintendente, Coordenador de unidades de Conservação, Coordenador Florestal, Gerente de APA, e mais outros técnicos da Semace foram exonerados de seus respectivos cargos. Passei a manhã toda do dia 1º de setembro articulando aos técnicos que agissem o mais rápido possível para fazermos um trabalho conjunto em prol do Ipuçaba.

Nós temos preocupação sim, com o Ipuçaba, saí de minha casa de madrugada e fui a Fortaleza sozinho com o propósito de REALMENTE DEFENDER o nosso Meio Ambiente, muito diferente de pessoas que perguntam pelas autoridades constituídas, mas esquecem de perguntar a se próprio o que ela já fez pelo Riacho Ipuçaba.

Você sabe do meu desprendimento em prol da natureza e jamais iria me acovardar diante de tais agressões. Você frizou, meu caro Abílio, a respeito do Beco da Beinha e que lá estariam construindo. Isto não é verdade. O que está sendo feito é parte de sugestões apontadas por ipuenses, onde se deveriam aproveitar as margens do riacho para áreas de lazer, de recreações. Pois é o que está sendo feito.

O proprietário está instalando um campo de futebol socyte, todo gramado e as instalações do restaurante todo rústico(madeira rústica e palha) não existe cimento armado ou similares. É propósito da Secretaria urbanizar de forma ecológica e sustentável o nosso Ipuçaba, em toda a sua área urbana.

Este tipo de ocupação é compatível com a área, pois está dando um aspecto que irá favorecer outras ações de preservação ambiental. Creia meu amigo, NUNCA IRÍAMOS FECHAR OS OLHOS DIANTE DE TAIS ABERRAÇÕES.

Petinha Lira/Ipu-09-09-09

Nenhum comentário:

Postar um comentário