A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Riacho Ipuçaba

Data: 14/09/2009
Nome: JOÃO PEREIRA MOURÃO
E-mail: jpmourao.imoveis@jpmourao.com.br
Assunto: Perguntinha da Semana (14 a 20/09/2009)

SOS IPUÇABA,
BANDEIRA DA AFAI PARA 2009?
?????????????????????????

Desculpem, mas, do slogan da bandeira da AFAI para 2009 -- “SOS IPUÇABA,...” --, como CIDADÃO IPUENSE sou obrigado a usá-lo no título desta “Perguntinha da Semana”, em defesa do Riacho Ipuçaba, que o poder econômico teima em destruir, aos olhos da administração pública, que se apresenta surda, de olhos vendados, e como desconhecedora da Lei Orgânica do Município de Ipu, caso nenhuma providência esteja sendo tomada, mesmo que embrionária e ainda nos bastidores.

Não tenho força econômica, nem sou autoridade política, mas, como membro da mídia há mais de 40 anos, recuso-me a ser da geração de acorrentados, engessados, anestesiados. Faço questão de gritar, instigar, apelar, reivindicar – como sempre fiz desde a minha juventude -- e agora até a implorar por apoio, pois, o que precisa ser salvo, JÁ, é o Riacho Ipuçaba: não só no território ipuense, mas desde seu primeiro olho d’água, no Sítio São Mateus, próximo de Graraciaba do Norte.

Em janeiro deste ano, quando no Ipu participando da Festa do Reencontro, passei no Beco da Beinha e tomei um susto -- naquele trecho estavam aterrando o Ipuçaba. Então, reclamando, disse: Por dinheiro, vi o Ipu matando o Ipu, ou, sendo mais direto, ipuenses(?) destruindo o que de belo e útil a Natureza destinou ao Ipu, gratuitamente! Vi o homem, que diz ser racional, cometendo tamanha irracionalidade; que diz evoluir, mortificando criminosamente o que Deus legou ao seu berço. Vi uma insanidade!

? Como o problema volta à baila, por o riacho Ipuçaba continuar sendo degradado pelos seus irmãos, parecendo estar sendo esquecido, desprezado, até pelo padroeiro do Ipu, mártir São Sebastião, PERGUNTO:

O Riacho Ipuçaba, porventura, faz parte da APA da Bica do Ipu, e, se faz, onde está a SEMACE e o seu Comitê Gestor?

O Ministério Público e o IBAMA podem ou não tomar as devidas providências?

A administração municipal ipuense tem como coibir crimes ecológicos, fazendo valer a Lei Orgânica do Município?

O que a Secretaria do Meio Ambiente tem de verdade sobre esses desmandos, ou pretende fazer, realmente?

Será que o Partido Verde do Ipu amarelou, e a AMAI, se ainda existe, deixou de amar o meio ambiente?

E a AFAI, pode fazer alguma coisa? Se pode, por que está deixando esvair-se a sua principal bandeira de 2009? Ou será que algo está sendo feito em surdina?

Do Ipu, ouço o grito do Ipuçaba: SALVEM-ME!

jpMourão.?
(João Pereira Mourão)
Respeito ao Direito e à Verdade.


? PERGUNTINHA DOUTRA PERGUNTINHA
------------------------------------------------------------

Vai mal ou muito bem, obrigado, o processo de transformação da AFAI em entidade de Utilidade Pública municipal, por proposição do Poder Legislativo ou do Executivo do Ipu?

Será que, como a salvação, a revitalização e a conservação ambiental do Riacho Ipuçaba, o processo de Utilidade Pública da AFAI, também está sendo cozinhado em banho-maria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário