A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Reunião AFAI/IPHAN

Data: 17/09/2009
Nome: AFAI - DIRETORIA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO
E-mail: marketing@ipu-ce.com
Assunto: Reunião AFAI/IPHAN

BICA DO IPU É O PAPEL PAREDE DA
CIDADE E PATRIMÔNIO NACIONAL,
DIZ SUPERINTENDENTE DO IPHAN
============================

Diretores da Associação dos Filhos e Amigos do Ipu (AFAI) e acadêmicos da Academia Ipuense de Letras Ciências e Artes (AILCA) estiveram reunidos, esta semana, com o superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Ceará, Clodoveu Arruda e o arquiteto do órgão Francisco Veloso.

A reunião foi realizada na sede do IPHAN, em Fortaleza, e nela foram tratados assuntos relacionados com a Igrejinha, a Estação, a Bica e o Riacho Ipuçaba, tendo as autoridades do IPHAN fornecido importantes orientações aos diretores da AFAI e acadêmicos da AILCA, para a solução das degradações e invasões do Patrimônio Historio do Ipu.

Segundo o superintendente regional do IPHAN, Clodoveu Arruda, pode ser feito dois movimentos para o tombamento do Patrimônio Histórico do Ipu - um pelo Município e outro pelo Estado. Com eles, serão facilmente mobilizados recursos, de início, para a restauração da Igrejinha. Foi enfatizado, no entanto, que o tombamento pelo Município o processo tornar-se-á mais ágil.

Para o tombamento, o superintendente do IPHAN vai enviar, nestes dias, a documentação necessária, além de dar consultoria técnica à AFAI para o projeto da Igrejinha, para que ela seja preparada para suportar o próximo inverno, até a chegada dos recursos para a sua restauração, bem como solicitar apoio técnico ao secretário Auto Filho, que também participou da reunião ao telefone.

RIACHO IPUÇABA
-------------------------

Da reunião com o IPHAN saiu a conclusão que a Prefeitura Municipal do Ipu tem o poder e o dever de agir contra as atrocidades que estão sendo feitas às margens do Riacho Ipuçaba, e a SEMACE, por outro lado, tem poder de polícia e, junto com a Polícia, destruir as edificações irregulares que ora estão sendo construídas.

Atendendo pedido da AFAI, o superintendente do IPHAN, Clodoveu Arruda, designou o arquiteto Francisco Veloso para acompanhar os projetos da Igrejinha, Estação Ferroviária e Bica do Ipu, informando que o projeto da Estação está no Departamento de Edificações, Rodovias e Transporte (DERT) e o da igrejinha na Coordenação de Patrimônio Histório e Artístico (COPAHC). Os arquitetos envolvidos nos projetos da Estação e da Igrejinha são José Campelo Filho (Pepe), José Rodrigues Neto e Paulo Renato Brasil.

Participaram da reunião com o IPHAN o presidente e acadêmico da AILCA Augusto Pontes, o diretor administrativo Paulo Rocha, o primeiro secretário Cláudio Souza e o acadêmico e conselheiro Abílio Martins.

Com energia e entusiasmo,

João Pereira Mourão, diretor de
marketing e comunicação da AFAI
Biênio 2009/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário