A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 20 de setembro de 2009

Restauração do patrimônio histórico do IPU

Data: 19/09/2009
Nome: Sérgio Quixadá Dias Sampaio
E-mail: squixada@yahoo.com.br
Assunto: Restauração do patrimônio histórico do IPU

Vim para a cidade de Fortaleza com apenas 2 anos de idade, mas jamais perdi meu orgulho de origem.

Orgulho-me de ser ipuense. Nas férias, chegava na estação de trem de Fortaleza ainda de madrugada para pegar o trem para Ipu. Quando avistávamos a linha azul da Serra Grande gritávamos de alegria. Alegria maior, só quando víamos a bica.

Meu nome é Sérgio e sou filho da ipuense Walkyria Quixadá e de João Sampaio, que embora não fosse nascido no Ipu, amava essa cidade, da qual foi conhecido goleiro e, ao casar, levou minha mãe de volta de Fortaleza para o Ipu. Sou tetraneto de Francisco antônio de Paula Quixadá, o abolicionista, jornalista e construtor que construiu a linda estação de trem do Ipu e que dá nome à praça que fica defronte. Sou neto de Francisco Dias Martins (filho de Manuel Dias Martins, antigo dono do sítio Ipuçaba, de onde cai nossa querida bica) e Hermelinda (Hermy) Quixadá Dias, que era irmã da Tidinha(casada com o Xavier Timbó e pai do Tadeu, marido da Zélia). Na igrejinha está enterrado meu tetravô, o padre Correa, que dá nome a uma rua da cidade e era pai do boticário Thomáz Correa Aragão(Pharmácia Iracema ) ,cuja estátua se encontra em frente ao largo da igrejinha.

Fiquei muito feliz em saber que esses prédios estão em via de restauração. Sou formado em História, trabalho como paisagista e roteirista de programas culturais para rádio e televisão. Gostaria de me associar à AFAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário